A  Construtora Rial Ltda, empresa vencedora da tomada de preços, vai executar o projeto de reordenamento do trânsito nas rotatórias das ruas Joaquim Murtinho/Ceará e da Eduardo Elias Zahran/Joaquim Murtinho.  A homologação do resultado foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial. A obra vai custar R$ 819. 942,121, valor 1,97% abaixo do orçamento de referência (R$ 836.458,81). O objetivo é melhorar o trânsito na região, por onde circulam diariamente 68 mil veículos.

IMG_1173 (Copy)A rotatória da Joaquim Murtinho com a Ceará será retirada, substituída por alças de acesso onde serão instalados semáforos para ordenar o fluxo de veículos.  “Não haverá nenhuma restrição a conversões, os semáforos terão o tempo de funcionamento sincronizado”, explica o diretor presidente da Agetran,  Janine Bruno. A outra rotatória, na confluência da Zahran/Joaquim Murtinho, início da Ceará, será mantida, apenas com algumas adequações no canteiro e a semaforização, numa solução semelhante a adotada nas rotatórias da Mato Grosso/Nelly Martins e da Interlagos/Gury Marques.

Paralelamente será implantado o projeto de modernização dos semáforos da Avenida Elias Zahran, onde está prevista a implantação de fibra óptica, que vai possibilitar o sincronismo dos equipamentos, com a instalação de novos controladores,  e permitir (quando houver uma central de monitoramento na Agetran), o ajuste praticamente online do tempo dos sinais.

Terceira intervenção

Desde 2017,  é a terceira intervenção em rotatórias  promovida pela Prefeitura.  Eram locais que registravam congestionamentos até a implantação do projeto de semaforização desenvolvido pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Nesta região onde será feito o reordenamento viário, o volume de tráfego, 68 mil veículos,  é maior que o registrado nas rotatórias das avenidas Mato Grosso/ Nelly Martins (38 mil veículos/dia ) e da Interlagos com a Gury Marques (44 mil  veículos/dia) que receberam semaforização.