A Guarda Civil Municipal (GCM) de Campo Grande iniciou nesta quinta-feira (26) a Operação Cidade Morena, com o objetivo de coibir o consumo de bebidas alcoólicas, furtos, roubos, consumo e o tráfico de drogas.

A operação acontecerá durante todo o mês de agosto e percorrerá locais que apresentam problemas atualmente. Com a operação, a Guarda Municipal cumpre metas estratégicas da sua função de auxiliar  o trabalho feito pelas policias Civil e Militar.

A operação ocorre, a princípio, na região central da Capital, e já percorreu cinco pontos considerados críticos: Praça da Paróquia de Santo Antônio, Antiga Rodoviária, Orla Morena, Orla Ferroviária e Centro de Belas Artes, com  patrulhamento interno e blitz.

“Esta ação ocorre primeiramente no Centro, mas se estenderá para os bairros”, explica o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Anderson Gonzaga.

A Prefeitura de Campo Grande está investindo na capacitação da Guarda Civil Municipal, que complementa a segurança na nossa Capital. A atual gestão já capacitou 289 guardas para o uso de armamento e outros 133 devem se formar até setembro, totalizando 522 guardas autorizados a usar armamento para reforçar a segurança em Campo Grande.

Com carga horária de 140 horas, distribuídas em 80 horas/aula de teoria e 60 horas/aula de prática de tiro. Nas aulas teóricas são abordados Direito Administrativo, Direito Penal , Ética, Cidadania, Direitos Humanos, Policia Comunitária, Estatuto da Guarda Civil Municipal e demais legislações aplicadas aos servidores da Guarda Civil Municipal.