A Guarda Civil Municipal de Campo Grande foi a primeira do país a receber treinamento específico do curso de On Road, Off Road, Direção Defensiva, Ofensiva e Evasiva, ministrado por policiais federais.

O curso foi dado para diversas instituições de segurança pública, como: Guarda Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar. A instrução contou com aulas teóricas (no auditório da Polícia Federal) e práticas (em zonas urbanas e rurais).

Secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, ressalta a importância da integração das instituições e a capacitação dos guardas municipais.

“Além da integração entre as Instituições da Guarda Civil Municipal e da Polícia Federal, a capacitação teve por objetivo dotar os servidores da Guarda de conhecimentos técnicos para o cumprimento de suas devidas obrigações. A técnica devidamente assimilada será bastante útil na condução de viaturas e veículos oficiais”, ressalta.

Participante do curso, o guarda civil municipal Viana ressalta que o curso vem para melhorar as atividades de rotina. “O curso vem contribuir muito no nosso dia a dia, nas ações operacionais”, exemplificou.

Já o instrutor Everson Souza, da Polícia Federal, destacou a troca de informações. “Nós procuramos trabalhar com as forças amigas, pois assim se torna uma via de mão dupla. Não só ensinamos, mas aprendemos muito com esses profissionais”, finaliza.