A Fundação Social do Trabalho de Campo Grande realizou a 10° edição da Funsat Itinerante no Portal Caiobá, em parceria com diversas secretarias, ofereceu vários serviços e atendimentos, além de encaminhar para o mercado de trabalho 52 pessoas. A novidade dessa edição foi a parceria com o Senai, que ofertou cursos gratuitos e a Energisa realizando cadastro da tarifa social.
O prefeito Marquinhos Trad esteve na ação e falou da importância do poder público municipal facilitar o acesso da população às oportunidades de emprego. “Já estamos na décima edição da Funsat Itinerante somente este ano ofertando diversas vagas de emprego para os trabalhadores e, também, orientando aqueles que desejam empreender, além de outros serviços. As ações da Funsat Itinerante está presente em diversas regiões da nossa Capital, uma forma de chegar mais perto dos moradores de todos os lugares e facilitar o acesso às oportunidades de trabalho”.
Já o Diretor-Presidente da Funsat, Luciano Martins, destaca que a Fundação tem se empenhando em ampliar o quantitativo de vagas ofertadas. “Nesse momento de pandemia estamos buscando novas parcerias para ofertar cada vez mais oportunidades de trabalho, além de divulgarmos nos mais diversos  veículos de comunicação. E também estamos fazendo parcerias com diversas secretarias para oferecermos diversos outros serviços durante a ação, já que nossa preocupação não é só emprego mas é atenção, atendimento de qualidade e, o mais importante, é humanização.
Otimista, Ademir Albuquerque de 41 anos está desempregado há sete meses e viu na Funsat Itinerante uma oportunidade para conseguir uma vaga de trabalho. “Sou de Aquidauana, vim para Campo Grande em busca de emprego. Fiquei sabendo hoje da Funsat Itinerante aqui no Caiobá, consegui uma carta de encaminhamento para um emprego na minha área, só não podemos desistir, porque no fim tudo dá certo”, ressalta Ademir.
A Funsat Itinerante disponibilizou qualificação profissional, intermediação de vagas de emprego, orientação, formalização e regularização de MEI (Microempreendedor Individual), carteira de trabalho digital, atendimento e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
Ademir Albuquerque de 41 anos está desempregado há sete meses, e viu na Funsat Itinerante uma oportunidade para conseguir uma vaga de emprego. “Sou de Aquidauana e vim para Campo Grande atrás de uma oportunidade, fiquei sabendo hoje da Funsat Itinerante aqui no Caiobá e consegui uma carta de encaminhamento para um emprego na minha área, só não podemos desistir, porque no fim tudo dá certo”.
As secretarias parceiras Sidagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), Semed (Secretaria Municipal de Educação), orientando sobre matrícula, Procon CG (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor), Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Junta de Serviço Militar, GCM (Guarda Civil metropolitana), Semu (Subsecretaria Municipal de Política para Mulheres), orientando as mulheres, Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) ofertando entretenimento para as crianças, Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano), e a Suasc (Subsecretaria de Articulação Social e Assuntos Comunitários), estiveram no evento.
A Subjuv (Subsecretaria de Políticas para Juventude), também esteve presente na ação, levando orientações relacionadas às atividades que são oferecidas aos jovens de 15 a 29 anos, como curso de qualificação gratuita.
Vale ressaltar que, durante a ação, todas as medidas de biossegurança foram tomadas, como o uso de máscaras e álcool gel, além do distanciamento entre as pessoas e aferição de temperatura.