Com mais de 300 atendimento, a segunda edição Funsat Itinerante de 2021 superou as expectativas e encaminhou para o mercado de trabalho 84 candidatos às vagas de emprego que estavam disponíveis nos dias 18 e 19 de fevereiro. A ação, desta vez, foi realizada no CRAS Adevair da Costa Lolli Guetti, no Bairro Jardim Aero Rancho. Com diversas vagas disponíveis em várias áreas, quem esteve no local em busca de uma oportunidade de ser recolocado no mercado de trabalho pôde atualizar seu cadastro e sair com uma carta de encaminhamento para entrevista de emprego.

O evento ofereceu ainda serviços de orientação aos empregadores e empregados, qualificação profissional, intermediação de vagas de emprego, orientação, formalização e regularização de MEI (Microempreendedor Individual), carteira de trabalho digital, atendimento e inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.

Dos 351 atendimentos, 187 foram procurar por vagas de emprego e 84 pessoas encaminhadas para o mercado de trabalho. O diretor-presidente da Funsat, Luciano Martins, fala da importância de levar mais oportunidades para os bairros e comemora a participação da comunidade.

“A Funsat Itinerante é isso, humanizar um trabalho que já é realizado no centro da nossa Capital, para os bairros mais distantes e, assim, levar oportunidades para os que precisam. Quero agradecer a população e aos nossos parceiros que estiveram conosco nesses dois dias na primeira ação”. comenta Luciano Martins.

Jaqueline Oliveira, de 21 anos, foi até a ação e saiu com uma carta de encaminhamento, de acordo com a jovem, não está fácil ingressar ao mercado de trabalho e, através da Funsat, ela viu uma oportunidade. “Estou muito feliz, já sai daqui com minha entrevista agendada para hoje, tenho esperança que vai dar certo”.

Toda a estrutura foi implementada pela Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) que levou diversas ferramentas para a população. De acordo com o Diretor Presidente da Agetec, Paulo Fernando Cardoso, o Ministério do Trabalho já oferece diversas ferramentas digitais para a população.

É importante lembrar que todas as medidas de biossegurança foram tomadas, assim como o distanciamento social, aferição de temperatura e álcool em gel.

Participaram da ação como parceiros a Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), Procon CG (Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Junta de Serviço Militar, Semu (Subsecretaria Municipal de Políticas para a Mulher) e GCM (Guarda Civil metropolitana).