Na tarde desta sexta-feira (29), 13 alunos receberam o certificado do curso presencial de instalação de ar condicionado oferecido pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em parceria com a Subsecretaria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Foram quatro dias de curso totalizando 32 horas/aula e todos os alunos certificados receberam propostas de emprego ou entrevista para área de atuação (instalação de ar condicionado).
Segundo o diretor-presidente da Funsat, Luciano Martins, o poder público tem feito a sua parte, qualificando e ofertando inúmeras oportunidades para o mercado de trabalho, inclusive vagas que não exigem nenhuma experiência. “Fico muito feliz e satisfeito com a notícia que os alunos desse curso já estão praticamente empregados. O poder público deu o primeiro passo, agora cabe a cada um dos formados aproveitarem as oportunidades que surgirem”, destaca Luciano.
Somente neste ano (2021) a Funsat já ofereceu mais de 50 cursos de qualificação profissional, tanto presencial quanto online e 944 alunos foram certificados. Cabe destacar que para receber o certificado é necessário concluir a carga horária total de cada curso.
Um dos alunos foi  o Gésio Padilha, de 51 anos, ele conta que está desempregado há seis meses e quando ficou sabendo do curso veio correndo fazer a inscrição. “Eu gostei muito do curso, nem tenho palavras para expressar o sentimento de gratidão, fiz o curso mesmo estando desempregado, já que é gratuito, e já fui encaminhado para uma entrevista de emprego nessa área, tenho certeza que vou começar a trabalhar”. Conta entusiasmado.
O instrutor do Curso, Alfredo Jaime, disse que os alunos estão preparados para o mercado de trabalho e fez questão de enfatizar que todos se comprometeram com o curso e por esse motivo foram convidados por empresas, para fazerem entrevistas de emprego. “Sem sombra de dúvidas essa turma se comprometeu e estão aptos a prestar o serviço de instalação de ar condicionado, quero agradecer a oportunidade que me foi dada, para transmitir conhecimento e ajudar tantas pessoas a se encontrarem em uma profissão”, finaliza Alfredo.