No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 57% dos cidadãos com deficiência usam com frequência a internet. Dados do W3C Brasil (World Wide Web Consortium Escritório Brasil) mostram que nosso país tem aproximadamente 14 milhões de websites, mas pouco mais de 100 mil com algum tipo de acessibilidade.

Pensando nisso, o Município de Campo Grande, por meio da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação), implementou a acessibilidade virtual em todos os sites ligados à Prefeitura, começando pelo Portal da Transparência, em setembro de 2019.

Seguindo as recomendações do W3C Brasil, as implementações nos sites da prefeitura incluem auto contraste, onde o fundo fica escuro e as letras se sobressaem; aumento das fontes e vLibras, um conjunto de ferramentas computacionais para traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas web acessíveis para pessoas surdas.

Boas práticas

Além de colaborar para que mais pessoas sejam impactadas com o conteúdo do site, a plataforma – que trabalha com as diretrizes da acessibilidade web – estão dentro das normas de inclusão da informação.

“Desde o começo da gestão, a Agetec tem aplicado melhorias na segurança e na acessibilidade dos sites da Prefeitura. Nesse momento, onde o acesso à informação pública online é imprescindível, nossos sites já estão preparados com as mais modernas ferramentas de segurança e de acesso especial, alcançando toda população”, explica o diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernandes Garcia Cardoso.

Covid-19

Outro benefício da implementação web nos sites da prefeitura é a facilidade de acesso à internet que pessoas idosas e com qualquer grau de deficiência que estão em isolamento social por causa da quarentena podem ter usando os recursos de aumento de letra e contraste de tela, o que facilita expressivamente a leitura das informações e serviços municipais disponíveis no site.