A Secretaria Municipal de Educação (Semed) terá expediente normal de trabalho nos dias 14 e 15 de outubro, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h30. A Semed, que fica na Rua Onicieto Severo Monteiro, n. 460, na Vila Margarida, encerra o expediente nesta quinta-feira (7) e retomará suas atividades no dia 14 de outubro. Na sexta-feira (8) a secretaria estará fechada por conta do feriado do dia do Servidor Público Municipal – que é comemorado no dia 28 de outubro, mas foi antecipado para todos os servidores da Prefeitura de Campo Grande.
Além disso, a data do Dia do Professor – comemorado no dia 15 de outubro – também foi antecipada, apenas para os servidores da Semed – para o dia 13 de outubro, próxima quarta-feira. O decreto n. 14.921 que antecipou o Dia dos Professores para os servidores da Semed foi publicado na edição de hoje (6) do Diogrande, disponível no endereço https://diogrande.campogrande.ms.gov.br/.
Já as unidades escolares funcionam normalmente até sexta-feira (8). Porém todas as escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) seguem o calendário escolar e por isso não haverá aula entre os dias 11 e 15 de outubro. A semana sem aulas já estava prevista e faz parte da programação pedagógica das escolas. As aulas presenciais de forma escalonada, e remotas serão retomadas no dia 18 de outubro.
A partir deste retorno as aulas presenciais (com escalonamento) passam a ter horário regular, das 7h às 11h10, no período matutino, e das 13h às 17h10, no período vespertino nas unidades escolares. O intervalo (recreio) será de 10 minutos, com critérios e organização de competência da direção e equipe técnico-pedagógica, para atender melhor cada escola, a fim de evitar aglomerações e manter as medidas de biossegurança necessárias.

A resolução Semed n.229 publicada hoje (4) no Diogrande também estabelece que os responsáveis pelos alunos devem assinar o termo de compromisso caso optem pelo ensino presencial. O prazo para formalizar a decisão junto à unidade escolar de matrícula do aluno foi prorrogado até sexta-feira (8). O mesmo vale para aqueles que vão continuar no ensino não presencial (remoto). O limite vale para todas as etapas do ensino – até o 9° ano do ensino fundamental – oferecidas pela Reme. A partir do dia 18 de outubro o aluno irá concluir o ano letivo da forma como estiver – seja presencial de forma escalonada, ou remoto, com a realização das atividades em casa.