Inspirados por obras de artistas regionais, alunos de Escola Municipal inauguram exposição na Galeria de Vidro

A sensibilidade dos alunos da Escola Municipal Profª Brigida Ferraz Foss estará exposta na Galeria de Vidro, com a “Arte, Expressão e Identidade Cultural de MS”, inaugurada na próxima terça-feira (10), às 18h, dentro da Plataforma Cultural.

Aquarela 2

A professora de artes do 2º ao 5º ano, Vivian Calazans, é a orientadora deste projeto que têm como objetivo conhecer a identidade da cultura sul-mato-grossense e suas influências, reconhecendo artistas expressivos no Estado e suas obras, para promover o diálogo sobre o que foi proposto e produzido.

“Dessa maneira, tornamos efetiva uma reflexão individual, coletiva e social sobre o contexto da arte e sua real importância, transcendendo o ambiente escolar e atingindo de fato a sociedade”, pontua a professora.

Desde abril, Vivian trabalha conceitos artísticos e expondo obras de pintores, grafiteiros e escultores regionais. Porém, dentro do leque de opções, os estudantes escolheram quatro nomes para inspirar os trabalhos, Humberto Espíndola, Conceição dos Bugres, Henrique Spengler e Guto Naveira.

A partir da visualização das obras dos quatro artistas citados, cerca de 180 alunos permitiram a criação de suas próprias identidades artísticas, por meio de técnicas artísticas e materiais diversos na produção plástica de esculturas, relevos, aquarelas e artes digitais. O processo, segundo Vivian, foi de descobrimento de amor à arte.

“Fui despertando o interesse e a expressividade a partir da expressão do artista e produzindo com maior criatividade tendo algo concreto como referência, com grande representatividade no cenário regional”, conta ela.

Serviço – A exposição fica aberta até dia 13 de setembro, sexta-feira, com visitação das 8h às 20h. A Galeria de Vidro fica na Plataforma Cultural, localizada no Complexo Ferroviário na Avenida Calógeras, 3.015, Centro.