As escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande recebem acompanhamento da Guarda Civil Metropolitana/GCM, desde o dia 26 de julho, com o retorno presencial escalonado dos alunos, após período de aulas remotas.

No projeto “Escola Segura é a Gente que Faz – Proeseg”, com monitoramento utilizando drones, o trânsito é o foco da ação, garantindo segurança para todos que entrem e saiam das escolas, seja utilizando veículos próprios, transporte coletivo e outros.

A tecnologia garante mais visibilidade e agilidade na observação do entorno das escolas e melhoria do serviço prestado pela GCM. O equipamento, que passou a operar este mês, possibilita visão de 360° em tempo real.

O drone operado pela Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social/SESDES, consegue percorrer um perímetro de dois quilômetros. A ação de segurança da GCM tem o intuito de reduzir os índices de violência e fortalecer as regras de convivência na comunidade.

Como parte das ações do projeto Escola Segura, o equipamento auxilia a GCM a impedir aglomerações de pessoas e monitorar o trânsito na frente das unidades, evitando as filas duplas de veículos.

“É fundamental, tanto para as crianças, quanto para os pais e servidores das escolas. A Guarda vem atuando de forma preventiva no entorno e dentro das escolas, orientando, fiscalizando”, afirmou Ideu Vilela Rodrigues, superintendente do comando da GCM.

“Voltando às aulas presenciais, temos a maior circulação de pessoas e por isso temos que estar atentos. Toda tecnologia, ela vem para ajudar, e a situação do drone na escola traz também uma segurança maior para nossos alunos”, disse o diretor da Escola Municipal Professora Oliva Enciso, Vilmar Balbuena.