Escolas da Reme passam por reparos e limpeza para o retorno das aulas

Campo Grande, 18/10/2021 às 16:17

As aulas da Rede Municipal de Ensino (REME) foram suspensas nesta segunda-feira (18) para a realização de reparos e limpeza nas 203 unidades escolares. A ação teve início na sexta-feira (15) com equipes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP), Guarda Civil Metropolitana e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran).
Com isso, a partir de amanhã (19) as aulas serão retomadas na maioria das unidades, com novo horário vigente, das 7h às 11h10 e das 13h às 17h10. As escolas que continuam sem fornecimento de energia elétrica ou com algum problema a ser solucionado, referente a reparos por conta de destelhamento, continuam com as aulas suspensas até a solução dos casos. As unidades nesta situação devem comunicar os alunos e responsáveis sobre a continuidade da suspensão das aulas.
“Começamos a atuar logo após a tempestade, trabalhando durante todo o fim de semana e também nesta segunda-feira, para garantir que as escolas estejam preparadas para o retorno o quanto antes. Além disso, a Superintendência de Alimentação Escolar (Suale) fez a retirada de todos os alimentos perecíveis nas unidades onde há falta de energia. Com isso não houve perda dos itens congelados e refrigerados”, afirmou o superintendente de Gestão Administrativa e Financeira (Sugefic), Walter Pereira.
As escolas sofreram estragos por conta da queda de árvores e muro, destelhamento, falta de luz e água. Em algumas unidades as árvores caíram nos pátios e nas ruas do entorno, atingindo a rede elétrica. O trabalho de remoção é feito com equipes próprias, porém em situações específicas e de risco é necessário aguardar as equipes da concessionária de energia elétrica para fazer a retirada das árvores.
Além da limpeza realizada hoje em todas as escolas da REME, algumas unidades também vão receber os alimentos perecíveis para a merenda, que foram retirados dos locais que estavam com fornecimento de energia prejudicado. “Todos os funcionários da limpeza e administrativos estão colaborando. Apesar dos estragos a expectativa é de que retorno das aulas ocorra o mais rápido possível”, explica a diretora da Escola Municipal Frederico Soares, na Vila Popular. A escola está sem energia elétrica desde sexta-feira (15) por conta da queda de uma árvore de grande porte sob a fiação, em frente a unidade, na Avenida Rádio Maia, que começou a ser retirada esta tarde.
Mesmo para as unidades que não tiveram danos físicos, o trabalho de limpeza é intenso. “A sujeira é muita, tiramos tudo do lugar e estamos limpando. Alguns galhos de árvores, dos vizinhos caíram no pátio da Emei, por isso é preciso uma faxina geral”, explicou a diretora Mariley Rocha, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Micheli Regina Locatelli, no Aero Rancho.