A equipe de prevenção e combate a IST/AIDS (infecções sexualmente transmissíveis) da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau) realizou 3812 procedimentos na 79ª Expogrande, entre 30 de março e 09 de abril. Desse total, foram 1458 testes rápidos de HIV, hepatite B e C.

Um estande foi montado para receber as pessoas interessadas em realizar os exames e receber as orientações de prevenções das doenças. Além destas ações, foi contabilizado, também, a distribuição de 5800 panfletos, 8200 preservativos masculinos, 2500 preservativos femininos e 3200 gel lubrificantes.

Segundo a coordenadora da IST/AIDS, Denise Leite Lima, os objetivos foram alcançados. “Nossa equipe ficou muito feliz com o resultado desta ação, pois é muito relevante o tipo de ambiente em que estávamos trabalhando. Mesmo por se tratar de uma exposição agropecuária, pessoas de diferentes classes sociais, idades e gêneros se sentiram sensibilizadas para realizar o teste e descobri a condição sorológica. Desta forma, a finalidade principal que é o aconselhamento, foi atingido”, disse ela.

Os procedimentos são agora digitados no sistema Hygia para controle da Sesau e aqueles que puderem ser faturados, passam a integrar os dados do Ministério da Saúde para disponibilizar recursos para a manutenção de ações de prevenção das ISTs.