EMEI Campo Verde é contemplada com o 14º parque de pneus da Reme

_DSC1708

Campo Grande, 30/05/2019 às 10:51

A parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Agência do Sistema Penitenciário (Agepen)  entregou, na manhã desta quinta-feira (30), o 14º parque de pneus da Rede Municipal de Ensino (Reme). Desta vez, a beneficiada foi a EMEI Campo Verde, que conta com 68 alunos.

O objetivo do projeto “Arte com Pneus” é oferecer mais opções de recreação e aprendizado aos alunos, já que as peças também são utilizadas para incrementar o conteúdo pedagógico das unidade, além de minimizar o impacto ambiental.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, agradeceu as parcerias e destacou o trabalho de ressocialização que envolve o projeto. “Existe toda uma ação maior que todos os parceiros se dedicam que é mostrar aos detentos que participam do trabalho, que existe um mundo diferente do que eles vivem no momento. Nossa equipe já esteve na Agepen para conhecer a produção das peças e mostrou a eles a emoção das crianças quando o parque é inaugurado”, disse.  _DSC1779

O diretor-presidente da Agência do Sistema Penitenciário (Agepen), Aud de Oliveira Chaves, disse que a parceria gerou novos projetos, tanto que as peças de pneus também irão contemplar parques municipais. “É um projeto que será extensivo a outros pontos. É um prazer fazer cada entrega de parquinho. Demonstra o empenho dos internos a fazer algo pela sociedade e o mais importante, fazer pelas crianças”, afirmou.

Meio ambiente e aprendizado

“A proposta é dialogar com os profissionais envolvidos no pedagógico, mostrando como se trabalhar com pneus , obtendo um espaço de lazer para as crianças, cultivo de hortaliças, flores e diversos brinquedos para a educação infantil através da reciclagem consciente”, explicou o professor Felipe Augusto da Costa, da Divisão de Esporte, Arte e Cultura (Deac), que elaborou o projeto com o agente penitenciário Vinicius Oliveira.

Ao todo, dez detentos atuam na confecção dos brinquedos. Na EMEI Campo Verde foram entregues sete peças, en_DSC1537tre motos, quadriciclos, centopeia e até uma xícara que foi transformada em floreira, despertando a conscientização ecológica das crianças.

Diretora da unidade, Edna de Lima Cedrão Paes, ressaltou que projetos como o Arte com Pneus mostram aos pais o comprometimento da gestão com a Educação oferecida na Rede Municipal de Ensino (Reme). “Quando os pais veem Tudo o que envolve um projeto, percebem que o trabalho na Educação Infantil vai além de apenas cuidar das crianças”, pontuou.

Mãe de Luiz Augusto, de três anos, a autônoma Maiane Rodrigues de Souza Rosa, acredita que o espaço vai contribuir com o desenvolvimento pedagógico dos alunos. “Achei muito criativo e acredito que vai ajudar muito meu filho na questão motora”, disse.

A mesma opinião compartilha a operadora de caixa Gleice Caldeira Carvalho, que elogiou a iniciativa ecológica. “É um material muito seguro e meu filho até já aprendeu sobre regras de trânsito com as motinhos que foram construídas”, pontuou.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/