Em tempos de quarentena a Subsecretaria de Políticas para a Juventude disponibiliza dicas de cursos gratuitos online para pessoas que procuram capacitação profissional. Metade dos estudantes do mundo, ou seja, mais de 850 milhões de crianças e adolescentes, estão sem aulas devido à pandemia do novo coronavírus. Esses dados foram anunciados na quarta-feira (18) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura Focadas em desenvolvimento de carreiras.

Para o subsecretário Maicon Nogueira, é uma oportunidade de estudar de graça e adquirir conhecimentos em tempos de pandemia. “Temos o dever de informar a todos que mesmo em isolamento social, os estudos não podem parar e sim aproveitar para usar o tempo ocioso para se capacitarem por meio dos cursos oferecidos gratuitamente por grandes instituições de ensino mundial. Essa é a melhor maneira de tornar-se produtivo em tempos de crise”, sugere Maicon.

Para ajudar no processo, o LinkedIn, rede social para o mercado de trabalho, liberou conteúdos gratuitamente da sua área de aprendizado.

Plataformas como a Veduca têm cursos online e gratuitos para aprender novas ferramentas de trabalho, competências emocionais, e até mesmo novas habilidades técnicas.

LinkedIn

No conteúdo do “Trabalho Remoto: Colaboração, foco e produtividade” existem 10 itens que equivalem a quase 11 horas de estudo com professores, escritores, coachs e especialistas em liderança, comportamento, administração e produtividade.

Harvard University

Pelo site https://www.edx.org/school/harvardx  – plataforma de educação online, a universidade americana liberou 100 cursos gratuitamente em 14 áreas de ensino.

Centro Paula Souza

O Centro Paula Souza tem 12 opções de cursos gratuitos na modalidade Mooc (Massive Open Online Course). As formações oferecidas são: Autocad, Arduíno, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Felicidade, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Mediação em EaD, Mercado de Trabalho e Vendas. Só é necessário se cadastrar por meio do site  https://mooc.cps.sp.gov.br/

Grupo Adecco

O Grupo Adecco, consultora de Recursos Humanos, vai promover cursos online e gratuitos para ajudar a superar desafios do COVID-19. Os cursos acontecerão a partir do dia 24 de março, os dois primeiros temas serão “Gerenciamento para mudanças rápidas e incerteza” e “Comunicação interpessoal: comunicar-se com segurança”. As inscrições ocorrem entre os dias 20 e 23 de março pelo site https://pt.surveymonkey.com/r/6BW9PJ8

Veduca

Os cursos de Gestão do Tempo e Comunicação estão disponíveis de graça, é só acessar o site https://play.veduca.org/ e buscá-los no catálogo.

Coursera

A plataforma dará acesso gratuito ao seu catálogo de cursos para todas as universidades no mundo que foram impactadas pela pandemia. Estudantes podem entrar em contato com representantes da sua instituição de ensino para participar. Link: https://www.coursera.org/coronavirus?utm_campaign=website&utm_content=c4cv-top-banner-dotorg&utm_medium=coursera&utm_source=home-page

Casa do Saber

O aplicativo da Casa do Saber On Demand conta com mais de 120 cursos e o acesso será gratuito pelos próximos 30 dias. Os conteúdos são de temas diversos, como:  Filosofia, Neurociência, Psicanálise, Arte, Cinema, Literatura, História e Atualidades.

Link para baixar o App: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.casadosaber.digital&hl=pt_BR