A equipe do Programa Criança Feliz, por meio da Secretaria de Assistência Social, participou, na última quinta e sexta-feira (28/29) do II Seminário Estadual da Primeira Infância com foco no aprendizado e reforço na capacitação de cada visitador, via palestras, debates e interações. Na ocasião, a Capital recebeu do Governo Federal dois micro-ônibus adaptados.

Os veículos auxiliarão a melhor execução dos serviços prestados pelas superintendências de Proteção Social Básica e Especial e foram adquiridos com verba federal do então Deputado Federal Geraldo Resende (2018). Os micro-ônibus fazem parte do programa de MobSUAS.

A proposta do seminário foi de contribuir na reflexão sobre o desenvolvimento infantil no cenário nacional, apresentando as metodologias existentes e a interface entre a Política de Assistência Social – Proteção Social Básica e o Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e oportunizando a divulgação das experiências exitosas desenvolvidas nos municípios de Mato Grosso do Sul.

A Vice- Prefeita Adriane Lopes, durante o Seminário representou Campo Grande, e junto a Superintendente de Proteção Social Básica, Inês Mongenot, apresentaram as experiências exitosas desenvolvidas no município.

“Esse é um momento muito importante para a Assistência Social, onde juntos estamos transformando realidades e levando respeito à primeira infância.” declarou Adriane.

O encontro, realizado na Escola do SUAS “Mariluce Bittar”, contou com metodologia participativa, com dinâmicas de grupo, palestras sobre política da assistência social, sistema de garantia de direitos, como evitar conflitos e agir com ética e confiabilidade.

Vale ressaltar que Campo Grande é um dos 28 municípios de MS que aderiram ao Programa do Criança Feliz.

CRIANÇA FELIZ

Criado pelo Governo Federal em 2016 e implantado em Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) no ano seguinte, o programa tem objetivo de apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil integral na primeira infância (crianças de 0 a 6 anos de idade) e facilitar o acesso da gestante, das crianças e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

O Criança Feliz leva orientações sobre o desenvolvimento das crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por meio de visitas domiciliares, o programa promove apoio às gestantes na preparação para o nascimento da criança, estímulo ao desenvolvimento infantil com atividades lúdicas e, principalmente, fortalecimento do vínculo afetivo entre a criança e familiares.

RECONHECIMENTO

A Prefeitura de Campo Grande foi destaque na divulgação do Programa Criança Feliz, publicada no Facebook do presidente Jair Bolsonaro. A divulgação nacional contou a história do Arthur, que recebe visita contínua de servidores da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Campo Grande, garantindo o auxílio necessário para a mãe, que cria o filho especial sozinha.

Andrea de Jesus Santos, mãe do pequeno Arthur, atendida pela SAS, comemora os efeitos do programa após o cuidado com o filho.

Recentemente a vice-prefeita, Adriane Lopes, esteve em Brasília para levar ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, um balanço do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. Na ocasião, observou que Campo Grande é uma das cidades que cumpriu a meta de atendimentos do programa e solicitou a ampliação da meta.

EXEMPLO PARA O PAÍS

Esta não é a primeira vez que o trabalho desenvolvido em Campo Grande chama atenção do Governo Federal. Em visita a Campo Grande, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, declarou que o acolhimento à primeira infância realizado em Campo Grande é exemplo para o país.

A convite da vice-prefeita, Adriane Lopes, e da primeira-dama, Tatiana Trad, a Ministra Damares visitou a Unidade de Acolhimento Institucional -Unidade I, que atende crianças de 0 a 3 anos e 11 meses em regime de acolhimento, do Município e ficou emocionada com o trabalho desenvolvido.