A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin) lançou, nesta segunda-feira (6), uma campanha para promover o uso consciente da água e energia dentro das unidades escolares e dos prédios que abrigam secretarias da gestão municipal.

A campanha foi lançada durante reunião geral de diretores de escolas e Ceinfs, que aconteceu no colégio Adventista. O objetivo da ação é incentivar entre os 103 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), além dos servidores, ações conscientes, buscando reduzir em 30% o valor total gasto atualmente nas contas de água e luz. Participaram da reunião, representantes dos 100 Ceinfs e das 95 escolas municipais.

De acordo com Sanderson Hilgert, chefe da assessoria técnica da Sefin, a Prefeitura vem adotando, desde o início do ano, medidas para a redução do consumo dos serviços. SemedEnergia

“Estamos trocando todas as torneiras das escolas e Ceinfs por torneiras temporizadas. Essas torneiras por si só, chegam a ter uma economia de 40%. Em caso de diagnosticar algum vazamento na escola, a coordenação deve ser imediatamente comunicada”, ressaltou.

Sanderson acrescentou que a campanha não envolve apenas a troca de torneiras, mas também a educação por meio de atividades pedagógicas, como a utilização de panfletos abordando o uso consciente da água e as formas de produzir economia dentro das unidades.

As ações de conscientização terão continuidade no próximo mês, com a distribuição do material de orientação. A secretária de Educação, Elza Fernandes, destacou a importância da ação.

“A Semed está empenhada nesta campanha para levar todas as informações aos gestores das unidades, alunos e comunidade escolar. Desde que iniciamos esta gestão, estamos trabalhando para a redução das contas e uso consciente dos recursos naturais”, explicou a secretária.

A previsão inicial de redução de custos, já com a troca de torneiras e de reparos, é de 10 a 15%.

O diretor da escola Barão do Rio Branco, Francislei Galdino comenta sobre o uso consciente da energia e da água.

“Essa campanha é fundamental para que toda sociedade tenha melhor qualidade de vida cuidando dessa fonte natural tão importante. Na escola já oriento os professores e alunos para sempre desligarem a luz quando saírem da sala e fecharem as torneiras”, disse.

A diretora do Ceinf Regina Vitorazzi, Licivania da Costa Silva, localizada no bairro Nova Lima, fala sobre as atividades que já prática dentro de sua unidade.

“Excelente essa campanha. Além de falar, deixo aviso em sala de aula para desligar as torneiras. Nas unidades, as lâmpadas já foram trocadas pelas temporizadas e isso vai gerar uma grande economia”, destacou.

A Superintendente de Gestão e Normas da Reme, Alelis Izabel de Oliveira Gomes explicou que essa palestra com os gestores das unidades está no início e que o próximo passo será fixar adesivos orientativos próximos das torneiras, válvulas, hidras e bebedouros das unidades.

“Após a reunião de hoje também iremos organizar palestras para os alunos, enfatizando a importância da redução dos gastos, também evitando o desperdício”, disse.

Premiação

A conscientização irá gerar premiação para as unidades de ensino. A unidade que conseguir uma melhor redução dos custos dos serviços de fornecimento de água e energia receberá uma premiação coletiva para motivar a continuidade da campanha.

Reunião

Além da campanha, a pauta da reunião geral dos diretores ainda abordou assuntos com o fornecimento de merenda, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), atuação das APMs (Associação de Pais e Mestres) e  transporte.

Também teve destaque a campanha de conscientização de preservação dos terminais de transporte público, uma parceria com a Agência Municipal de Transito (Agetran), Guarda Municipal, Conselho Tutelar e com o Consórcio Guaicuru.

Participaram profissionais da Reme e superintendentes da Semed.