A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), vem trabalhando em conjunto com as demais forças policiais para garantir a segurança da população. Dentre as medidas está a capacitação da Guarda Civil Municipal de Campo Grande para o uso de armamento letal. Atualmente, 1/3 da Guarda já está preparada para o uso dos equipamentos.

Nesta quinta-feira (17), mais 186 guardas receberam a certificação durante a solenidade de conclusão do curso de capacitação em armamento letal.  Durante a cerimônia o 400A5547prefeito Marquinhos Trad falou da responsabilidade que cada guarda assumia a partir daquele momento.

“Traz um senso de responsabilidade muito grande. O aplauso de hoje, pode ser a lágrima de amanhã. Não se discute mais se o guarda pode usar arma ou não. O que se discute é se vocês estão preparados para usar esse armamento. Que vocês possam ter esse armamento e não o usem, que nunca precisem usá-lo. Mas se tiverem necessidade, que Deus os iluminem, não apenas no ato, mas também nas consequências”, afirmou.

O secretário Especial de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, afirmou que o Município está cumprindo mais uma etapa do programa de governo celebrado em 2016.

“Vocês estão devidamente capacitados e deverão trabalhar usando o instrumento de todo o operador da segurança pública, que é o armamento letal. Hoje estamos tendo a efetivação da primeira etapa, depois teremos uma segunda turma no segundo semestre, e em 2019 a complementação do curso para aqueles guardas que se habilitarem”, disse Azambuja.400A5525

Em nome dos formandos, a oradora da turma, Andréa Midoguti, disse que a capacitação trará melhoria para todos. “Essa capacitação traz um grande avanço para o desempenho das nossas funções, que é prestar um serviço de mais qualidade e relevância ao cidadão de Campo Grande. Contribuir de maneira mais eficiente e eficaz no combate a criminalidade e em defesa da vida”, afirmou.

Presidente da Comissão de Segurança Pública, o vereador Delegado Wellington disse ter ficado impressionado com a qualidade do curso. “A gente pode perceber a garra que essas pessoas tinham pela sede do conhecimento. Foi de altíssima qualidade. Quem ganha com isso é Campo Grande e eu tenho certeza que com esses conhecimentos adquiridos nessa casa de ensino, todos aqui saberão como utilizar lá fora”, afirmou.

Diretora da Academia da Policia Civil (Acadepol), Maria de Lourdes Cano disse estar orgulhosa de mais uma vez receber os guardas civis municipais para instruí-los de conhecimento e técnica de manuseio e disparos de arma de fogo.

“Aqui, receberam as instruções dos melhores instrutores e auxiliares de armamento e tiro e, certamente, empregarão técnicas e aprendizado nas atividades diárias, para bem servir cada vez mais a nossa população”, afirmou.

Já o chefe da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Marcelo Vargas Lopes, afirmou que para a Policia Civil é mais uma etapa vencida e mais uma parceria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e a Guarda Civil Municipal.

“Quase todos os senhores foram formados nesta casa de ensino e tê-los novamente aqui na Acadepol é uma satisfação muito grande. Assim como prepará-los para combate diário à criminalidade”, disse.

As aulas foram ministradas por instrutores da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Defesa Civil Municipal (DCM), Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), Controladoria Geral do Município, Procuradoria do Estado e Representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MS.

Foram dadas as disciplinas de noções Básicas de Primeiros Socorros, Defesa Pessoal, Técnicas e Procedimentos de Patrulhamento, Condicionamento Físico, O Uso Legal e Progressivo da Força, Gestão da Informação, Estatuto Geral das Guardas Municipais, Estatuto do Desarmamento, Registro,

Parte do armamento foi doado pelo Governo do Estado e parte adquirido com recursos próprios do Município. O Município também está em processo de aquisição de coletes com recursos do tesouro.

Passaram pelo curso 200 guardas civis, divididos em 4 turmas, sendo 50 alunos em cada. Ao todo, 186 finalizaram o curso. Foram 2 meses , concluindo 198 horas/aula.