Desde o início da vacinação emergencial contra a Covid-19, 19 de janeiro, a Prefeitura de Campo Grande tem trabalhado com o objetivo de imunizar o máximo de pessoas possível. Uma das estratégias adotadas foi manter os locais de vacinação abertos aos sábados, domingos e feriados, facilitando assim o acesso da população.  Somente durante os plantões, mais de 290 mil pessoas foram vacinadas na Capital.

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ao todo 294.909 pessoas foram vacinadas durante os fins de semana e feriados, sendo 165.635 com a primeira dose,  98.024 com a segunda, 9.232 com a terceira e 22.018 com a dose única.  O quantitativo é superior a toda a população de Dourados, 225.495 pessoas, segunda maior cidade do Estado.

“ Seja de manhã, tarde, noite, fim de semana, feriado, estamos vacinando, tudo isso para garantir que a gente possa dar mais celeridade neste processo e, sobretudo, comodidade à população para que tenha acesso a vacina, que é uma arma fundamental na luta contra essa doença. Portanto, entendemos que todo dia é dia de se vacinar”, destaca o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

O planejamento, organização e estratégias adotadas pela Capital desde o início da vacinação fizeram toda a diferença para o êxito do processo.

Campo Grande conta com mais de 50 pontos de imunização em funcionamento espalhados pelas sete regiões urbanas e distritos, incluindo três drives (Ayrton Senna, Albano Franco e UCDB), dois polos (Guanandizão e Seleta ), além das unidades de saúde, tendo a capacidade operacional instalada para vacinar até 20 mil pessoas por dia.

Além disso, o Município tem realizado ações itinerantes para alcançar as pessoas que ainda não se vacinaram ou precisam tomar a segunda ou terceira dose. Mais de 4,8 mil pessoas já foram vacinadas somente nestas ações em supermercados, terminais de ônibus, associação e locais de maior vulnerabilidade.

Imunização

Na quinta-feira (23), a Capital  ultrapassou o índice de 70% de toda a população vacinada contra a Covid-19 com ao menos uma dose. O número corresponde a 635,6 mil pessoas. Em relação à população elegível , aproximadamente 741 mil pessoas com mais de 12 anos, a Capital já alcançou o índice de 85% com a primeira dose.

O total de campo-grandenses com esquema vacinal completo, ou seja, que tomaram duas doses necessárias ou a dose única, é de 57.81%,  523,8mil pessoas. Conforme dados parciais do “Vacinômetro”, 52,2 mil pessoas já receberam a dose de reforço (terceira dose). Até o momento, a Capital contabiliza mais de 1,2 milhão de doses aplicadas.