O “Programa Movimenta CG em Casa” começou nesta segunda-feira (23) para oferecer sugestões e orientações, em forma de vídeo, de como se movimentar em casa, já que grande parte da população estão resguardadas em casa para prevenção do Coronavírus.

Com a cidade em quarentena, os parques foram fechados e as atividades e eventos de esporte, lazer e recreação realizados nos diversos equipamentos esportivos sob a gestão da Fundação Municipal de Esportes (Funesp) suspensas. Mas isso não quer dizer que você precisa ficar parado!

Maria Luiza Aguilera, 53 anos, funcionário pública aposentada, está fazendo os movimentos de casa e aprova a iniciativa da Prefeitura de Campo Grande. Ela mandou o depoimento em forma de vídeo nas redes sociais agradecendo as orientações.

“Neste momento difícil de confinamento, estou muito feliz por continuar fazendo exercício em casa, por meio dos vídeos, que os profissionais estão postando para nós, assim posso continuar cuidando do meu corpo e mente, esse projeto está sendo muito importante para mim”, explicou ela que postou uma imagem após ter concluído os treinos.

Participante da oficina de dança de salão e ritmos, do CRAS do Rouxinóis, Paulo de Oliveira, 70 anos, aposentado, também aproveita para se cuidar com os vídeos.

“Na quarentena estou acompanhando e fazendo as aulas em casa, para me proteger, não sair de casa, mas também não ficar parado. Há alguns anos tive um AVC, passei por um problema sério de saúde e busca nas oficinas da Prefeitura mais qualidade de vida, carinho, atenção e paciência com minhas dificuldades”, disse ele que acompanhou os vídeos, junto com a família, pelo site da Prefeitura.

Uma das coordenadoras de setor dos projetos de esporte e lazer da Funesp, Luana André, está apostando nos vídeos para que toda a população campo-grandense continue se exercitando em casa.

“Colocar em palavras todo o sentimento de gratidão que sinto ao ouvir depoimentos como o do senhor Paulo, não é fácil, ele é a representação real de centenas de pessoas que participam das oficinas e agora de casa continuam fazendo exercícios e cuidando da saúde”, contou.

Sobre o Projeto Movimenta CG em Casa

O projeto é uma adaptação do programa já existente, realizado em 70 locais, e que com os fechamentos dos parques, por conta do coronavírus, poderão ser realizadas em qualquer ambiente. Os vídeos estão sendo postados todas as segunda, quartas e sextas-feiras, às 8 horas, no site https://www.campogrande.ms.gov.br/exerciciosaudavel/, além disso cada professor da funesp está postando orientações em suas redes sociais, conforme explicou o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra.

“Nestes tempos de corona vírus e com a necessidade de isolamento social uma das ações da Prefeitura tem sido o Programa MovimentaCG em casa, que se baseia em 3 grandes ações da Funesp,  uma delas são os vídeos feitos pelos professores incentivando que a população possa fazer exercícios físicos em casa, o segundo são as cartilhas que serão disponibilizadas no site e por fim nossos professores estão fazendo lives com atividades ao vivo em suas páginas pessoais, assim as pessoas podem se manter ativas em casa e manter o diálogo com os professores por meio das redes sociais”, finalizou Terra.