Diretores dos centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino receberam nesta segunda-feira (12) a certificação dos cursos de extensão oferecidos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, por meio de parceria entre o Ministério da Educação e Prefeitura de Campo Grande, por intermédio da Semed. Foram oferecidos os cursos de extensão “Campos de experiências, saberes e ação pedagógica na Educação Infantil” e “Currículo, planejamento e organização do trabalho pedagógico: formação continuada em educação infantil.

A professora Ordalia de Almeida da UFMS afirmou que o intuito da universidade é favorecer o desenvolvimento das práticas pedagógicas nas unidades infantis. “É um projeto colocado no âmbito de política de Estado. Aquilo que vai contribuir com a qualidade de vida das crianças deve ser mantido. Chegamos ao final com a perspectiva de continuidade para o próximo ano”, ressalta.

Os cursos tiveram como objetivo elevar o nível de conhecimento e aprimorar a prática pedagógica dos profissionais de educação infantil em exercício na Reme, a partir de aportes teóricos e metodológicos, que lhes permitam realizar o aprimoramento dos conhecimentos relativos à prática docente na educação infantil. Uma das contempladas com a capacitação, a professora Angela Maria Rodrigues, diretora do Centro de Educação Infantil Olinda Toshimi Nishio Nassu, localizado no Jardim Campo Belo, acredita que a formação continuada é indispensável para o auxílio das ações pedagógicas nas unidades infantis. “Isso nos proporciona rever bases teóricas, novas reflexões do fazer pedagógico, nos ajuda a rever nossas práticas enquanto gestores”, disse.

De acordo com o superintendente de Políticas Educacionais da Semed, professor Ricardo Leite de Albuquerque, a capacitação também proporcionou a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e oportunizou aos profissionais a ampliação de conhecimentos relativos à infância, que conforme Ricardo Leite são imprescindíveis à realização de uma prática pedagógica de qualidade para as crianças. “A parceria entre a UFMS e a Semed foi fundamental para contribuir com a atualização profissional dos gestores educacionais. Isso eleva o nível de formação e contribui com as ações  e projetos da secretaria”, disse o superintendente.