A Prefeitura Municipal de Campo Grande, em parceria com outras instituições públicas e privadas, comemora o ‘Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) com a realização de seminário, exposição, caminhada ecológica e palestras, com o objetivo de promover uma reflexão sobre responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável da cidade.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana José Marcos da Fonseca destaca a relevância da Educação Ambiental como forma de conscientizar o cidadão às ações implementadas pelo poder público municipal.

“Não basta realizarmos intervenções, ações voltadas à preservação ambiental se todos não apoiarem, não se conscientizarem quanto à importância de se preservar o meio ambiente. Queremos transformar Campo Grande em modelo de cidade sustentável e o primeiro passo para isso é a Educação Ambiental”.

A diretora-presidente da Planurb Berenice Maria Jacob Domingues acrescenta que a Constituição Federal estabelece o direito da população ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.

“Cabe ao Poder Público promover a educação ambiental, essencial à sadia qualidade de vida da população. Durante o mês de junho, a Prefeitura de Campo Grande, em parceira com órgãos públicos, instituições de pesquisa e ensino, além da sociedade civil organizada, apoiará atividades de sensibilização ambiental. Como resultados dessas ações, esperamos receber subsídios para elaboração, coordenação e implementação de programas, que promovam a construção de valores, conhecimentos, habilidades e competências destinadas à conservação do meio ambiente e ao enfrentamento das problemáticas socioambientais”.

Programação

1º Caminhada Ecológica

No dia 03 de junho, a partir das 16h, será realizada a ‘1º Caminhada Ecológica’, evento promovido por da iniciativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA que dá início às celebrações ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A caminhada terá início nos altos da Avenida Afonso Pena (em frente ao Posto Tereré) e seguirá até a Cidade do Natal. O objetivo desta ação comemorativa é valorizar os trabalhos desenvolvidos pelos educadores e agentes sociais/ambientais de diferentes instituições que desenvolvam ações no campo da Educação Ambiental e chamar a atenção da sociedade sobre a crescente escassez dos nossos recursos naturais, os grandes impactos ambientais causados pelo homem e a crescente necessidade de preservar o meio ambiente de forma coletiva.

Assinatura Convênio arborização

No mês de junho está prevista assinatura de um Convênio de Cooperação entre a Prefeitura o de Campo Grande e a Empresa Energisa com o objetivo de firmar a cooperação entre ambas visando à execução do Programa Anual de Manejo da Arborização Urbana de Campo Grande. Também está previsto o plantio de três mil mudas anuais durante a vigência do convênio.
E, no mesmo ato será formalizada a parceria entre Prefeitura Municipal de Campo Grande, Energisa, Ministério Público de Mato Grosso do Sul e TV Morena com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população quanto à importância de preservar e ter árvores adequadas para o perímetro urbano.

Seminário Água na Academia

De 04 a 06 de junho a UFMS e a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Hídricos) realizam o evento “Água na Academia: Da pesquisa à divulgação”. O objetivo é a troca de informações sobre os problemas e soluções na área de recursos hídricos em Mato Grosso do Sul.
O evento conta com mesas redondas e palestras de pesquisadores de renome nacional e internacional, usuários de água, gestores públicos e sociedade civil organizada como forma de promover novas pesquisas e a divulgação científica.
As palestras e oficinas são gratuitas, apenas necessitando de inscrição prévia. As inscrições e a programação completa podem ser feitas por meio do link: bit.ly/aguanaacademia  

Exposição Campo Grande e o Meio Ambiente

Começa no dia 5 e finaliza no dia 4 de julho, uma exposição de banners dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, referente a preservação e conservação do meio ambiente.

Ao todo serão expostos 15 painéis, com imagens, textos e QR Codes sobre as ações que sensibiliza a população para a importância da preservação do meio ambiente nos espaços públicos da nossa cidade. Os locais onde da exposição serão: Seminário Recursos Hídricos na UFMS, Central de Atendimento ao Cidadão, Planurb e Câmara Municipal

Centros de Educação Ambiental – CEA

CEA Anhanduí

No dia 04, ás 14h haverá a palestra “Conhecer Para Proteger” – Caracterização e Legislação sobre Veredas com os especialistas: Ednilson Paulino Queiroz e Claudia Gonçalves Vianna Bacchi. Essa atividade faz parte do evento “Água na Academia: Da pesquisa à divulgação”. No mesmo dia, o CEA também receberá acadêmicos de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No dia 05 alunos entre 7 e 14 anos do CRAS Dom Antônio Barbosa visitam o local e participam das atividades. Já no dia 06 serão as crianças da ONG Recanto das Crianças e da empresa Sotreq que visitarão o CEA. No dia 07 será a vez dos alunos do 7º ano da Escola Municipal João de Paula Ribeiro que participarão da palestra e realizarão a trilha ecológica e no dia 08 serão realizadas palestras de Educação Ambiental para os funcionários da empresa Sotreq.

CEA Polonês

No dia 05 a coordenação do CEA Polonês realizará palestra para as crianças do Ceinf Bom Pastor. No dia 07 o CEA receberá a visita dos alunos do Colégio Evangélico. E posteriormente alunos da Escola Municipal Professor Vanderlei Rosa de Oliveira terão a oportunidade de conhecer o espaço e participar das atividades.

CEA Imbirussú

No dia 04 o CEA receberá a visita dos alunos da Escola Estadual Maria Elisa Bocaiuva Correa Costa. Já no dia 06 os alunos do Instituto Federal participarão da palestra e farão a trilha interpretativa pelo CEA. Já no dia 07 será a vez dos alunos da Escola Estadual Advogado Demosthenes Martins e no dia 12 os alunos da Escola Estadual José Barbosa Rodrigues que visitarão o CEA.