Ação itinerante realizada  nesta quinta-feira, dia 19, em supermercados de Campo Grande vacinou mais de 1,4 mil pessoas contra a Covid-19, abrangendo quem estava com receio de tomar a vacina aos “esquecidinhos” que perderam a data da segunda dose.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) estiveram durante todo o dia em dois estabelecimentos, um na Moreninha e o outro no bairro Santo Antonio, região do Aeroporto. Ambos concentram um alto índice populacional.

Entre as milhares de pessoas que tiveram acesso facilitado à vacina, através da iniciativa da Prefeitura, está a dona de casa Maria Aparecida Santos, de 66 anos.

Desencorajada por conta das diversas correntes anti vacina que circulam pelas redes sociais, ela diz que estava com receio de se vacinar. No entanto, ao ver diversas pessoas do seu convívio serem contaminadas pelo coronavírus, ela mudou de ideia.

“Eu ainda não tinha me vacinado porque estava com muito medo da reação. A gente acaba acreditando nas coisas que mandam pra gente. Mas eu caí na real e entendi que o perigoso é a covid e não a vacina. Por isso, eu faço até um apelo para quem ainda não se vacinou, que não tenha medo. A vacina é muito importante para nos proteger contra essa doença”, disse.

Os idosos, juntamente com os profissionais de saúde, foram os primeiros a serem contemplados como prioritários na vacinação emergencial contra a Covid-19.

Ao presenciar situações como a dona Maria, o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca a importância das ações itinerantes para garantir e facilitar o acesso a pessoas que eventualmente ainda não tenham se vacinado, sobretudo o público idoso.

“A faixa etária acima de 60 anos representa mais de 60% dos óbitos por covid registrados até o momento. E quando você se ouve um relato como este, uma pessoa que não iria vacinar, mas viu a oportunidade de mudar de ideia, a gente entende que esse tipo de trabalho cumpre o seu papel. São pessoas que certamente deixariam de se vacinar”, diz.

Ao todo, a ação itinerante nos supermercados vacinou 1.435 pessoas, sendo 949 com a primeira dose e 486 com a segunda dose. Outras ações similares ainda estão sendo definidas e serão divulgadas em cronograma elaborado pela Sesau.

Até o momento, 591.337 pessoas receberam a primeira dose, o que representa 65.26% de toda a população campo-grandense. Destas, 382.405 receberam as duas doses ou dose única e estão completamente imunizadas, o equivalente a uma cobertura vacinal de 42.2%. Desde o dia 19 de janeiro, início da vacinação emergencial, 973.742 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Campo Grande.