Tendo como objetivo auxiliar o pequeno produtor de alimentos da agricultura familiar na inserção de sua produção no mercado consumidor local, a Prefeitura Municipal lançou nesta sexta-feira (12) o projeto Circuito Verde. Trata-se de um circuito curto de comercialização de alimentos frescos, produzidos localmente e de forma sustentável, possibilitando que os produtores tenham custos reduzidos, e aos consumidores, menores preços e acesso facilitado a produtos mais saudáveis.

O lançamento do projeto foi realizado no estacionamento da Central do Cidadão (Rua Cândido Mariano, esquina com Rua Arthur Jorge). Esse será um dos 4 pontos iniciais do circuito.  “Com este projeto estamos ajudando os pequenos produtores a vencer um grande desafio: a comercialização da sua produção”, afirmou o prefeito Marquinhos Trad.

O prefeito lembrou também que, para o produtor, vender é um desafio maior do que produzir os alimentos. “É importante aproximar os produtores de novas técnicas de comercialização, em especial a interatividade com as redes sociais divulgando produtos e realizando negócios”, completou o prefeito.

Para Luna Corrêa, consumidora que foi ao local conferir os produtos do Circuito Verde, a iniciativa da Prefeitura é das mais significativas para a economia do lar. “Acho ótimo esta oportunidade da população ter esses alimentos fresquinhos, diretamente do produtor pra nossa mesa, porque nessa correria da vida não temos muito tempo de procurar os melhores produtos. Estou achando maravilhosa essa iniciativa.”

Do campo à mesa

O Circuito Verde é administrado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) e foi pensado visando contribuir para a melhoria do processo produtivo do pequeno produtor e também para melhoria da qualidade do produto que chega à mesa do consumidor. “Além de adquirir produtos frescos que vêm diretamente da produção para sua casa a preços acessíveis, o consumidor terá respostas imediatas a indagações como local onde o alimento foi produzido, informações sobre o processo de produção, entre outras”, afirma Rodrigo Terra, titular da Sidagro.

Rodrigo lembra também que inicialmente o projeto conta com 15 produtores cadastrados, mas a intenção da Sidagro é aumentar esse número com a seleção de outros interessados. “Basta que os produtores procurem a Sidagro, onde  os participantes estão sendo cadastrados e capacitados em todas as etapas da cadeia produtiva, com ênfase na higiene e manipulação correta de alimentos, agregando valor ao que é oferecido aos consumidores da nossa cidade.”

Confira os locais da comercialização do Circuito Verde:

• Terça-feira, a partir das 16h, na Rua  da Divisão (Parati), em frente à  Sicredi;
  • Quarta-feira, a partir das 8h, ao lado da Igreja Perpétuo Socorro;
  • Quinta-feira, a partir das 18h, em Alphaville II;
  • Sexta-feira, a partir das 8h, na Central do Cidadão, rua Marechal Rondon esquina com rua Arthur Jorge.