Curso de Brigada de Incêndios Florestais capacita moradores da APA do Lajeado

FOTO 01

Campo Grande, 30/08/2019 às 16:10

Os moradores da Área de Proteção Ambiental dos Mananciais do Córrego Lajeado (APA do Lajeado) receberam nesta sexta-feira, 30 de agosto, capacitação voltada ao combate de incêndios. A iniciativa integra a Campanha Diga Não às Queimadas Urbanas, do Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande (COMIF), que neste ano tem o tema “Onde tem queimada, não tem saúde”.

O curso é ministrado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e possui em seu conteúdo programático as temáticas: legislação ambiental, noções de primeiros socorros, teoria de incêndio florestal, material de combate a incêndio florestal, técnicas e táticas de combate a incêndio florestal, demonstração e manutenção de materiais, deslocamento com ferramentas e combate a incêndio florestal.

FOTO 02O conselheiro do Conselho Gestor da APA do Lajeado e morador do Parque Rural das Águas de Santa Maria, Matheus Dauzacker Neto, destacou a importância da capacitação. “Nesse período de seca, nos assusta muito o cenário brasileiro com relação às queimadas. Para nós, moradores da APA do Lajeado, aprender as técnicas corretas para combate a incêndios florestais é de suma importância para a preservação do meio ambiente”.

O coordenador do COMIF, Vinícius Zanardo, relembra o objetivo da campanha Diga Não às Queimadas Urbanas. “O mês de agosto é considerado o mais crítico com relação às queimadas, devido à baixa umidade relativa do ar. A campanha, que está ativa desde 2017, possui o objetivo de alertar a população para o mau hábito de provocar queimadas, seja para a limpeza de um terreno baldio ou como vandalismo, por exemplo”.

Este ano estão sendo realizadas palestras em escolas públicas, divulgação dos alertas sobre incêndio, inserção das informações para denúncias nas contas de água e luz, blitz ambiental para orientação aos moradores, entre outras ações.

Para informações complementares sobre a Campanha, o interessado pode entrar em contato com a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) pelo telefone (67) 3314-5164.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/