Com o objetivo de destacar a campanha nacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a equipe do Cras Moreninhas promoveu, na tarde desta sexta-feira (03), duas oficinas que tiveram como foco a valorização e o empoderamento feminino e contaram com a presença de mais de 40 usuárias da unidade.

Durante o evento o prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da gestão em criar mecanismos que promovam o empoderamento econômico da mulher. “Qualificar as mulheres é uma forma ajudá-las na geração de renda e nossa gestão tem essa preocupação. Além de aprender sobre culinária e artesanato, esse encontro oportunizou novas amizades e um aprendizado que vocês poderão compartilhar e também ajudar outras pessoas a incrementarem suas rendas”, disse.

Campanha

A programação teve início com uma palestra realizada em parceria com a Subsecretaria Municipal de Políticas para a Mulher (Semu). Ministrada pela psicóloga Telma Miriã da Silva e a assistente social Vivian Quadros, o tema abordado “Seja exemplo, respeite as mulheres”, teve a proposta de sensibilizar as participantes sobre o significado da campanha nacional, que termina na próxima sexta-feira (10) e incentiva a discussão e combate a violência contra as mulheres.

A subsecretária de Políticas para a Mulher, Carla Stephanini, participou da ação e orientou as mulheres sobre a importância de denunciar os casos de violência às autoridades.

Após a palestra, a Gerente de Trabalho e Ações de Cidadania da Secretaria Municipal de Assistências Social (SAS), Adir Diniz realizou uma oficina de cupcakes natalinos com o intuito de promover capacitação, autonomia financeira e fomentação de renda para a comunidade.

Desde agosto, quando voltaram as atividades presenciais nos Cras, pelo menos 300 certificados já foram entregues referentes aos cursos que contemplam as áreas de culinária, artesanato e beleza.

Moradora nas Moreninhas há mais de 40 anos, a dona de casa Ivanir Martins Fernandes aprovou a iniciativa de realizar uma oficina de cupcakes com foco nas festas natalinas. “Adorei a ideia e aprendi muito. Agradeço muito a Prefeitura por essa oportunidade”, afirmou.

A aulas presenciais seguem todas as normas de biossegurança vigentes e neste segundo semestre a SAS já ofereceu cursos de Bordado em Chinelos, Cerâmica, Crochê em Barbante, Peso de Porta, Técnicas em Confeitaria, Pães, Designs de Sobrancelhas, Cortes de Cabelo e Hidratação e Escova.