Gincanas, bailes, apresentações musicais, atividades lúdicas, esportivas, cardápios especiais e até uma oficina de cupcakes natalinos fazem parte das ações de encerramento das atividades do ano, dos 30 Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Convivência do Idosos e Centros de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Sem deixar de seguir todas as medidas de biossegurança de prevenção da Covid-19, os usuários, entre crianças, adolescentes e idosos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nas unidades estão sendo contemplados, desde o final de novembro, com uma programação especial, que ainda conta com a entrega de panetones e presentes ofertados por meio de parcerias da comunidade.

Presente no encerramento das atividades do CCI “Vovó Ziza” desta quinta-feira (16), o prefeito Marquinhos Trad falou sobre a importância de valorizar os serviços oferecidos à população pela Prefeitura. “Nessas unidades vocês têm oportunidade de realizar diversas atividades e levar uma vida saudável. São espaços que promovem a união das pessoas, a amizade, por isso eu não poderia deixar de vir aqui prestigiar esse evento tão importante para todos vocês, que participaram das atividades durante o ano”, ressaltou.

Avó de quatro netos com idades entre nove e 16 anos que frequentam o Cras Jardim Aeroporto, a funcionária pública aposentada Ramona Soares prestigiou a apresentação de capoeira que marcou o encerramento das atividades da unidade e contou que as crianças desfrutam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desde os seis anos. “Só tenho a agradecer os serviços do Cras porque sem eles não teria conseguido cuidar dos quatro sozinha quando eles eram pequenos. Eles adoram ficar lá, contam entusiasmados tudo o que fizeram no dia e eu fico tranquila porque eles não ficam na rua e são assistidos por profissionais qualificados”, destacou.

Já no Cras Vila Nasser, um grupo de 40 idosos escolheu um espaço de festas para encerrar as atividades do ano. A turma, acompanhada pelos profissionais da unidade, participou de atividades diversas, incluindo um bingo e lanche especial.

“Adoro ir para o Cras. Lá a gente tem de tudo e somos tratados com muito carinho. É um remédio em minha vida e estou adorando esse dia especial”, disse a aposentada Santa da Silva Matos.

Baile e teatro

Um dos maiores Centros de Convivência de Idosos, o Vovó Ziza, que este ano atendeu um público de 560 idosos, também realizou a festa de encerramento nesta quinta-feira, com uma programação que incluiu apresentação do grupo de violeiros da unidade e encenação do Auto de Natal, organizado pela professora Sônia Ruas e que uniu música, dança e teatro

A festa reuniu usuários e servidores do CCI e também contou com um baile animado pelo seresteiro Osvaldo Florentino. Integrante do grupo Fantasia, que encenou o nascimento do Menino Jesus, Luzimar Vargas mora em uma chácara no Bairro Los Angeles e frequenta o CCI duas vezes na semana. “Não me importo com a distância porque aqui é uma terapia e a oportunidade de trocar experiências”, afirmou.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes agradeceu o empenho dos profissionais das unidades na elaboração das confraternizações e ressaltou o apoio da gestão. “O mérito é de todos os nossos colaboradores que não mediram esforços para realizar os eventos. Também agradeço nosso prefeito Marquinhos Trad e a vice Adriane Lopes, que sempre atenderam nossas solicitações, nos dão liberdade e confiam em nosso trabalho”, pontuou.

“Agradeço muito às parcerias que tivemos durante o ano, mas também aos usuários, que prestigiaram nosso trabalho e confiam na qualidade dos serviços que oferecemos”, disse a superintendente da Proteção Social Básica da SAS, Inês Mongenout.

Os eventos terminam nesta sexta-feira (17) com a proposta de promover a integração e o retorno das atividades presenciais, retomadas no início de agosto.

Atendimentos

Pelo menos 24 mil pessoas são atendidas mensalmente nos CRAS, CC’s e CCI’s. As ações desenvolvidas vão desde oficinas, ações comunitárias, atividades socioeducativas, culturais e esportivas, além da concessão de benefícios eventuais e inserção e atualização do Cadastro Único.

Devido às normas de biossegurança, as unidades estão atendendo com 50% da capacidade, por isso, mesmo com o retorno das ações presenciais, as atividades remotas foram mantidas e continuam sendo elaboradas e enviadas via grupos de WhatsApp para garantir o atendimento de 100% dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.