No primeiro dia de operação, as barreitas sanitárias instaladas pela Prefeitura de Campo Grande em cinco pontos das principais entradas do município  abordaram mais de 8 mil pessoas em aproximadamente 4,4 mil veículos, em sua maioria de municípios do interior e de outros estados. O objetivo da ação que segue até esta quarta-feira (27) é orientar motoristas e passageiros sobre as medidas de prevenção do coronavírus (Covid-19), além de identificar  e realizar a testagem nos possíveis casos suspeitos.

Conforme os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ao todo foram abordados 4.494 veículos e 8.199 pessoas avaliadas, sendo que vinte e duas apresentaram ou relataram sintomas da doença, como febre, dor de cabeça e coriza e 13  realizaram teste rápido para detectar a presença do vírus. Não houve nenhum resultado positivo.

A aborgagem consiste na aferição de temperatura corporal, aplicação de formulários para casos assintomáticos e sintomáticos para Covid-19, além de orientação sobre as medidas de prevenção da Covid-19. Os veículos ainda passam por um processo de desinfecção dos pneus antes de seguir viagem.

Caso seja detectado o estado febril, um dos sintomas do coronavírus, o motorista ou passageiro realizará o teste rápido. A ação acontece também em parceria com as 17 barreiras já instaladas nas fronteiras pelo governo do Estado. Ao passar por uma dessas fronteiras, o motorista recebe um adesivo, sendo liberado pela barreira sanitária.

A operação que teve início ontem (27) envolve mais de 200 pessoas e conta com apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Guarda Civil Metropolitana, Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.