A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT e em parceria com a Polícia Militar, realizou nesse fim de semana uma Blitz Educativa para levar informação e conscientização sobre direitos humanos, saúde e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para pessoas transexuais e travestis que trabalham nas ruas de Campo Grande.

A Blitz passou pelos bairros Vila Progresso, Vila Carvalho e Coronel Antonino, onde abordaram profissionais da noite com o intuito de também alertar sobre os riscos de quem trabalha nas ruas no período noturno, oferecendo apoio e informações caso fossem vítimas de qualquer violência. “Sabemos que mesmo com os riscos da pandemia, essas pessoas não podem deixar de trabalhar e por isso fazemos essa blitz para oferecer apoio e qualquer suporte que esteja vinculado à nossa coordenadoria”, explica Cris Stefanny, coordenadora de Políticas Públicas LGBT.

Ainda em alusão ao Maio da Diversidade LGBT, que encerra hoje (31), a ação é resultado da campanha que nesse ano celebra os 10 anos da Lei nº 4.031, que instituiu o dia 17 de Maio como o Dia Estadual de Combate à Homofobia em Mato Grosso do Sul. Também celebra os 31 anos desde quando a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio”, eliminando assim a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, com a participação de mais de 80 instituições.

A Coordenadoria de Políticas Públicas também realizou no início do Maio da Diversidade, uma palestra on-line sobre “Direitos Humanos da População LGBT e Combate a LGBTfobia” com os convidados Leonardo Bastos – subsecretário de Políticas Públicas LGBT de Mato Grosso do Sul e Mateus Sultana – Coordenador do Núcleo Institucional de Promoção de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul. A atividade contou com pelo menos 70 participantes.

Ainda sobre a blitz, participaram da ação conjunta o Programa Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT do Estado e a Associação das Travestis e Transexuais de MS (ATMS).