Coordenadores das Emei’s participam de seminário que destaca o desafio de gestores escolares

Campo Grande, 11/06/2019 às 10:14

A Prefeitura Municipal de Campo Grande em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), promove para coordenadores das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) o 1º Seminário “O Projeto Político Pedagógico na Educação Infantil: o grande desafio para os Gestores Escolares”. A abertura acontece nesta terça-feira (11) às 14h no Anfiteatro I Multiuso da UFMS.

A iniciativa já foi realizada junto aos diretores das escolas municipais e agora atende os coordenadores e técnicos de coordenação das Emei’s e também acadêmicos de Pedagogia.  O encontro tem a proposta de debater e aprofundar o conhecimento das funções desses profissionais no contexto escolar. O seminário terá carga horária total de 30 horas, sendo 20 horas de estudo dirigido online e 10 horas presenciais.

A educação infantil passa por constantes transformações em seu contexto escolar e os profissionais dessa área ao aumentar seu capital intelectual irão obter sucesso na execução de suas ações, desenvolvendo-as com segurança e satisfação pessoal.  O Seminário faz parte do projeto de extensão da UFMS, coordenado pela professora Aureotilde Monteiro, mestra em Educação. A parceria entre prefeitura e UFMS foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Gestão e o evento promovido pela Escola de Governo de Campo Grande (Egov), sendo coordenado pela Gerência de Educação a Distância.

O encontro conta com a participação das ministrantes Professora-Mestra em Educação, Aureotide Monteiro, Professroa-Doutora em Educação, Terezinha Pereira Braz e a Professora-Doutora em Filosofia e História da Educação, Maria Angélica Cardoso.

Ministrantes:

Aureotide Monteiro

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Aquino de Filosofia Ciências e Letras (1971). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino Fundamental, Educação Infantil, Ambiental e Avaliação.

Terezinha Pereira Braz

Doutora em Educação pela USP, mestra em Educação pela UFMS (1999), Especialista em Tecnologia Educacional Aplicada ao Ensino pelo Centro de Estudos Superiores do Pará CESEP (1984); Especialista em Gestão e Tutoria da Educação a Distância (2012), e graduação em Pedagogia pela Fundação Educacional de Penápolis (1974). Atualmente trabalha como Pesquisadora Institucional e Professora da Faculdade Unigran Capital/Campo Grande. Integra o grupo de pesquisa Observatório de salários docentes em MS/UFMS. Experiência em Fundamentos da Educação com ênfase: Políticas Públicas, Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação, Fundamentos Pedagógicos da Educação Básica, Sistema de Avaliação Institucional e de Aprendizagem, Educação a Distância. Vencedora do X Prêmio Sul-mato-gossense de Gestão Pública – edição 2014. Colaboradora da sistematização do Plano Estadual de Educação de MS – 2014 a 2024.

Maria Angélica Cardoso

Graduada em Pedagogia (2000) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui Mestrado em Educação (2005) também pela UFMS, Especialização em Formação Docente para a Educação Infantil e Fase Inicial do Ensino Fundamental pela Uniderp (2004). Doutorado em Filosofia e História da Educação pela UNICAMP (2013). Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMS. Atua nas áreas de História da Educação e Processos de Ensino e Aprendizagem, principalmente nos seguintes temas: História da Educação, História das Instituições Escolares, Organização do Trabalho Didático, Escolas Isoladas e Escolas Multisseriadas.

 

 

 

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