“Uma sociedade mais informada e engajada é essencial para a melhoria do país”. Sob esta temática, foi lançado nessa quinta-feira (28), o novo Portal da Transparência do Governo Federal.

Representando o município de Campo Grande, o secretário da Controladoria, Evandro Bandeira e o coordenador-geral da transparência, Arley Sandim, participaram do evento que aconteceu na sede do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília.

“O Portal da Transparência é uma importante ferramenta para o controle social, permite ao cidadão acompanhar todas as despesas públicas, além de participar diretamente da gestão”, destaca o secretário da CGM, Evandro Bandeira.Dr. Evandro e Arley

De acordo com os dados divulgados pela CGU, o novo Portal traz mudanças na integração entre as consultas e diversas bases de dados; ferramenta de busca; visualização e comparação em gráficos; melhor usabilidade; e linguagem cidadã, facilitando a compreensão de como o governo funciona. São textos, infográficos e vídeos que ajudam a entender os números.

Segundo o secretário Evandro Bandeira, a intenção é avaliar de que forma essas mudanças podem auxiliar o Município. “O Portal da Transparência do Governo Federal, sem dúvida, serve como parâmetro para todo o país. Precisamos nos atentar ao novo e colocar em prática ferramentas que facilitem o acesso da população”.

Em 2017, Campo Grande recebeu do Ministério Público Federal (MPF) nota 10 e foi, ao lado de Paranaíba, o município mais transparente de Mato Grosso do Sul.

Na primeira avaliação, realizada em 2016, o Município obteve nota 5,20, no mesmo ano, caiu para 4,10, depois subiu para 8,70. Na última avaliação, em 2017, a Capital se enquadrou nos requisitos solicitados e conquistou nota 10.

Para alcançar a nota máxima em transparência, o Portal passou por várias transformações, entre elas um novo layout com linguagem simples e de fácil acesso. Também disponibilizou na íntegra todas as informações referentes à celebração, valores, aditivos e documentos relativos aos contratos celebrados pelo Município. Além de detalhar todos os valores arrecadados ao ano.