As comunidades que estão próximas ao córrego Formiga, na região Urbana do Anhanduizinho,  estão recebendo orientações sobre a importância da manutenção da Área de Preservação Permanente (APP). As ações promovidas pelos técnicos da Agência Municipal de Planejamento Urbano (Planurb) acontecem até dezembro em diversas localidades da região. Na última quinta-feira (18) a mobilização aconteceu no CRAS do bairro Los Angeles, com a participação de mais de 50 pessoas, a maioria integrantes do Grupo da Terceira Idade.  A próxima palestra acontece no CRAS Rosa Adri, no bairro Dom Antônio Barbosa, a partir das 14h30.
A intenção é explicar a importância da preservação ambiental do Córrego Formiga. O córrego está localizado no sul do perímetro urbano de Campo Grande, com nascente localizada no bairro Los Angeles e desaguando no Rio Anhanduí, após o limite de área urbana do município, compondo a Bacia Hidrográfica do Anhanduí.
palestra corrego formiga_2Conscientização
Os encontros com a comunidade são uma demonstração do esforço conjunto do setor público e população para chamar a atenção para a conscientização para a conservação e preservação dos recursos naturais existentes na região. O conhecimento é um aliado nesta iniciativa demonstrando a relevância de manter o ambiente limpo. Durante as reuniões, os participantes recebem informações sobre como proteger as matas ciliares e nascentes de córregos, impedindo que sujeiras sólidas, como terra cheguem às águas. Também são alertados sobre os perigos para o meio ambiente em jogar entulhos, lixo ou despejar esgoto nas APPs.  Outro ponto apresentado é referente à importância do descarte correto dos resíduos sólidos.
 A diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, destaca que essas ações buscam  sensibilizar a população para a conspalestra corrego formiga_3ervação e preservação dos recursos naturais. “As atividades envolvem todas as esferas da sociedade, possibilitando as pessoas atuarem no dia a dia nas localidades onde vivem, avançando na direção da sustentabilidade”. As atividades contam com o apoio Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS).
Até dezembro serão atendidas a Escola Estadual Marçal de Souza Tupã-Y, Escola Estadual Thereza Noronha de Carvalho, UBSF Dr Benjamin Asato e UBSF Dr Sebastião Luiz Nogueira, além de uma mobilização nas principais vias dos loteamentos próximos.
Confira a programação de palestras:
– 24.09  – 14h30 – CRAS Rosa Adri – Dom Antônio Barbosa
– 03.10  – 18h      – Conselho Regional da Região Urbana do Anhanduizinho