A Prefeitura de Campo Grande promove neste dia primeiro de dezembro, “Dia Mundial e Luta Contra a AIDS, a Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), por meio do Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA), desenvolve ações especificas sobre a doença e os métodos de evitá-las.Em média, 300 pessoas passam pelo CTA fazendo os testes para detecção de HIV, sífilis, hepatite A e B. Dessas pessoas que fazem o teste, 3% apresentam a doença. Na sequência, elas são encaminhadas a um médico infectologista e a um psicólogo.

O gerente do Centro de Triagem e Aconselhamento, Marco Aurélio de Almeida assegura que o tratamento é sigiloso. “Quando uma pessoa é diagnosticada com algum tipo de doença sexualmente transmissível, nós aconselhamos que o parceiro faça os exames e, ser for preciso, o tratamento”.

Marco Aurélio aconselha o uso permanente do preservativo, uma vez que esta é a medida mais eficiente de evitar a doença. “Todos esses preservativos são oferecidos na rede pública de saúde, gratuitamente. Caso a pessoa perceba qualquer tipo de sintoma diferente no órgão genital deve nos procurar para exames. Aqui, nós fazemos o acolhimento e oferecemos todo tratamento sem custo para o paciente. O dia de hoje é para alertar sobre a doença e as ações que acontecem o ano todo nas unidades de saúde e no CTA”.

Como se pega o HIV

Sexo sem camisinha; de mãe infectada para o filho durante a gestação, no parto ou na amamentação; uso da mesma seringa ou agulha contaminada por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado com o HIV; instrumentos que furam ou cortam, não esterilizados.

Assim não pega HIV

Sexo desde que se use corretamente a camisinha; masturbação a dois; beijo no rosto ou na boca; suor e lágrima; picada de inseto; aperto de mão ou abraço; sabonete/toalha/lençóis; talheres/copos; assento de ônibus; piscina; banheiro; doação de sangue; pelo ar.

Serviço:

Centro de Triagem e Aconselhamento (CTA). Rua Anhandui, s/n, quase em frente ao Horto Florestal. Mais informações: Marco Aurélio, gerente técnico, telefone 3314-3455. Atendimento de segunda a sexta-feira, de manhã das 7 às 11 horas e à tarde das 13 às 17 horas.