Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) realiza, de 3 a 5 deste mês, a 3ª Edição do Drive Thru da Reciclagem – Educação e Sustentabilidade. Mais uma vez, o evento acontece no formato drive thru, das 9h às 18h, nos altos da Afonso Pena, no estacionamento ao lado do Aquário do Pantanal.

Assim como nas edições anteriores, as tendas dos coletores estarão distribuídas dentro do estacionamento. O condutor poderá descartar os resíduos sem precisar descer do carro, evitando aglomeração e contato com pessoas e outros objetos. Quem participar irá receber sementes de árvores de diferentes espécies.

No local estarão sendo coletados papel, papelão, latinha de alumínio, vidro, sucata de ferro, óleo de cozinha usado, tecido, eletrônico, lâmpada, pilha e bateria.  O segmento pet também estará presente em mais esta edição para receber doações de ração, caminhas, cobertas e utensílios em geral.

Dando sequência nas ações que o FAC realiza durante o ano, além do descarte correto, o evento servirá também para arrecadação de doações para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Tudo que estiver em boas condições de uso pode ser doado: brinquedos, roupas, calçados, alimentos não perecíveis, eletrodomésticos, mobílias, dentre outros.

Aproveitando o formato drive thru e a data em que se comemora o meio ambiente, a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) participará desta edição, com informação e distribuição de materiais educativos à população, referentes ao Projeto Quapivara, desenvolvido em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS).

O Projeto foi desenvolvido para reforçar a missão ecológica e, principalmente, para promover a sustentabilidade da cidade e combater a falta de urbanidade e respeito no trânsito, visando estimular a educação ambiental e de trânsito, além de sensibilizar a população para a questão do atropelamento de animais urbanos.

Para a diretora-presidente da Planurb, Berenice Maria Jacob Domingues, o evento organizado pelo FAC é o momento de dialogar com a comunidade e sensibilizá-la quanto a importância dos cuidados com o meio ambiente. “Sentimo-nos honrados em participar junto com o FAC deste evento tão importante e que mobiliza a sociedade campo-grandense, alertando e orientando quanto a necessidade e a importância de preservar o meio ambiente para as futuras gerações”, destaca.

No drive thru serão disponibilizadas lixeiras e adesivo para carros, além de folheto referente ao projeto. Ainda, serão distribuídos folhetos referentes a Campanha “Lote Limpo”, desenvolvida pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos de Campo Grande – MS (COMIF), com o objetivo de conscientizar a população quanto a importância de realizar a manutenção de lotes sem construção, mantendo-os limpos e capinados.

Para Tatiana Trad, primeira dama de Campo Grande e gestora do FAC, incentivar o descarte correto é uma forma de mostrar que atitudes simples podem ser tomadas para preservar o meio ambiente. “Estamos na terceira edição de um evento que tem como foco criar uma consciência ambiental e ensinar sobre a preservação do meio ambiente. A data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, nos convida também a repensarmos atitudes e criar novos hábitos que devem fazer parte do cotidiano de todos nós”, avalia Tatiana.

Partindo do princípio de que a educação é o início de tudo, o 3º evento leva o tema educação e sustentabilidade. Para esta edição, Ana Cristina Franzoloso, gestora do Drive Thru da Reciclagem em Campo Grande e Embaixadora MS do Instituto Lixo Zero no Brasil, preparou oficinas e palestras que serão exibidas no formato híbrido.

“Além da coleta teremos este ano o ambiente das oficinas, que serão voltadas para o empreendedorismo sustentável, juntamente com as palestras informativas, que vão abordar a oportunidade de geração de renda e qualidade de vida através do empreendedorismo sustentável”, pontua Ana.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2017, Campo Grande aderiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro.

Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir alguns objetivos. Dentre eles destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.

A campanha da reciclagem cumpre os objetivos 6 (água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos), 4 (Educação de qualidade: essencial a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável) e 12 (Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis). Ao todo, são 17 objetivos que compõem os ODS atualmente.