Alunos do 5° ao 7° ano da Rede Municipal de Ensino (Reme) podem se aproximar da cultura sul-mato-grossense e também do cinema, por meio do projeto “Lendas Pantaneiras – Escola e Cinema”. Como parte da ação, os estudantes assistem ao filme “Lendas Pantaneiras”, totalmente produzido em Mato Grosso do Sul, filmado em locais históricos de Campo Grande, como o museu José Antônio Pereira e na antiga estação ferroviária.
A ida ao cinema, impossível até pouco mais de um ano atrás, agora se tornou realidade. Com todos os cuidados de biossegurança para evitar a disseminação da covid-19, os alunos de várias escolas da REME assistem ao filme em sessões de manhã e tarde. O projeto é realizado desde ontem (4) até sexta-feira (8) e vai levar 3 mil alunos à sala de cinema por meio da ação desenvolvida pela Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais (SUPED) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
“Estou achando legal. Quando tem a gente tem que aproveitar. É um privilégio a gente estar aqui. Eu espero aprender muitas coisas, dos lugares, como as pessoas vivem, como é cultura”,  disse Edgar Oliveira, aluno do 7° ano da Escola Municipal Nerone Maiolino.

O filme que tem a participação dos músicos Marcelo Loureiro, Paulo Simões e Márcio de Camillo, é usado como prática educativa com a cultura popular de Campo Grande, através do Folclore Brasileiro.
“A gente sabe a importância da cultura, nós estamos saindo de uma pandemia, essas crianças estão ansiosas, querendo voltar a vida ao normal. Muitas não tem condições, então é importante eles terem esse conhecimento, assistir um filme. Essa ação torna a aprendizagem mais significativa”,  disse a professora Cristiane Vaz, da Escola Municipal Padre José de Anchieta.