Roupas, calçados e até brinquedos lotaram a sacola da dona de casa Adenilda Martins Mariano, que aproveitou o Varal Solidário realizado nesta quarta-feira (02), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Vida Nova, para garantir os agasalhos que ela, o marido e os dois filhos de sete e cinco anos, usarão neste inverno.

Sem trabalhar há mais de um mês, a dona de casa, a mãe e o irmão estiveram na unidade e escolheram peças para todos os familiares. “Essa ação ajuda bastante na economia de casa porque se tivéssemos que comprar seria muito caro”, ressaltou.

Assim como ela, 250 famílias, todas inseridas no Cadastro Único do Cras, passaram pela unidade e tiveram a oportunidade de levar para casa até cobertores e artigos infantis.

De acordo com a coordenadora da unidade, Adriana Nascimento Lopez, o Varal Solidário já está na segunda edição e é uma adaptação da Campanha do Agasalho que era desenvolvida no local antes da pandemia. “Nossa preocupação é continuar atendendo as pessoas nesse período de pandemia com os projetos que já desenvolvemos, por isso fizemos uma adequação seguindo os protocolos de biossegurança e criamos esse sistema de drive-thru”, explicou.

Neste novo formato, as peças de roupas e sapatos ficaram organizados em cabides, araras e prateleiras, sendo que apenas a equipe do Cras pôde manusear as peças.

Para não causar aglomeração, os usuários recebiam senhas e aguardavam a entrada na área externa da unidade. Com a temperatura aferida e as mãos higienizadas com álcool, as famílias eram levadas até os varais e tinham cinco minutos para escolher as peças, que eram verificadas e contabilizadas pelos servidores do Cras, já que cada pessoa tinha direito a 15 unidades.

“É um trabalho fantástico da equipe do Cras. A organização foi rigorosa  quanto às medidas de biossegurança e garantiu atendimento a todas as famílias cadastradas que compareceram ao evento. É uma satisfação muito grande ver a felicidade dessas pessoas ”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes da Silva.

A aposentada Aparecida Leite também elogiou a organização e a iniciativa nesses tempos de pandemia. “Foi muito importante esse evento. Ajuda muito quem está sem trabalho nessa pandemia e todos têm a oportunidade de levar alguma coisa para casa”, pontuou.

Seleção

As famílias foram selecionadas pela equipe da unidade com base na relação de pessoas que já solicitaram algum tipo de ajuda ou assistência no Cras, porém a unidade estava preparada para receber usuários em situação de vulnerabilidade que não estavam cadastrados.

As famílias também receberam kits de máscaras. Além disso, foram entregues fraldas para 32 crianças com menos de um ano e 12 gestantes ganharam kits com enxoval, incluindo banheiras, fraldas e roupas para bebês.