Com recursos da Prefeitura, Sirpha inaugura espaço multiuso

IMG_7445

Campo Grande, 18/05/2018 às 12:14

IMG_7497Com recursos da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio do Fundo Municipal do Idoso, a “Sirpha – Lar do Idoso” inaugurou na manhã desta sexta-feira (18) o Espaço Multiuso, onde serão desenvolvidas diversas atividades aos idosos que não têm onde ficar durante o dia. Serão 70 vagas, que estarão disponíveis a partir da próxima semana.

O local funcionará como uma ‘creche’ para adultos. As famílias vão deixar os idosos pela manhã, e ao fim tarde os buscarão para dormir em casa. A Prefeitura investiu R$ 89 mil na instalação de forro, janela blindex, piso, datashow, entre outros benefícios para adequar o espaço e receber os idosos para as atividades.

Durante a solenidade de entrega da obra, o prefeito Marquinhos Trad recordou que quando começou a visitar a Sirpha, a entidade era isolada da cidade e sequer tinha pavimentação no caminho.

“Quando eu comecei a vir aqui, nem asfalto tinha. A gente torcia para que três dias antes dos eventos fizesse sol, porque se chovesse a gente não chegava até aqui. E daquela época para cá, a cidade foi crescendo e existem pessoas que copiam o lado bom da vida. A Cleia (ex-presidente da Sirpha) é uma delas, o Mauri (atual presidente) é um deles e o Dr. Albino (juiz de Direito) também. Ele diz que o dinheiro não vem de coisas agradáveis, é verdade, mas o dinheiro que pratica o crime é o mesmo dinheiro que traz beneficio para a sociedade”, disse.

IMG_7154É que além do Espaço Multiuso, foram inaugurados 10 apartamentos para idosos moradores, com recursos doados pela Central de Execução de Penas Alternativas (CEPA), do Tribunal de Justiça de MS.

O Juiz Albino Coimbra Neto informou que foram R$ 270 mil investidos para a construção das moradias.

“Esse trabalho da CEPA é um trabalho que visa, especialmente, destinar penas impostas aos condenados a pagar valor em dinheiro às entidades que fazem trabalho social de relevância para o Município, e a Sirpha é uma delas. É nossa função enquanto poder judiciário contribuir e apoiar essas pessoas que estão à frente da entidade”, disse.

O secretário municipal de Assistência Social, José Mário, argumentou que apesar de a Secretaria ainda não ter uma entidade de acolhimento, ela cofinancia os projetos.

“Ainda não temos nossa casa de acolhimento de idosos, mas nós cofinanciamos algumas delas, dentre as quais a Sirpha. Essas pessoas precisam ser bem cuidadas, ter o máximo de cuidado, o máximo de conforto, porque elas deram a sua contribuição para a nossa sociedade”, frisou.

IMG_7479Presidente da Sirpha – Lar dos Idosos, Mauri da Costa Lima disse que os investimentos foram fundamentais para melhorar os atendimentos.

“Hoje as famílias têm um grande problema, por todos trabalharem, terem muitas atividades e não terem quem cuidar de seus idosos. Então, vamos abrir agora esse espaço para ser uma creche de idosos.  A família vai deixar aqui cedo e pegar no fim da tarde. Vai ter terapia ocupacional, fisioterapia, psicólogo. Temos a academia que foi construída com emendas parlamentares. Aqui, os idosos tem toda a assistência”, disse.

IMG_7156A Sirpha tem convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social e são 65 vagas a disposição da SAS. O restante é destinado às pessoas que a própria família custeia.

Para mais informações ou doações, ligue no 3354-1878, setor de assistência social da entidade.

Rede Municipal de Sites e Serviços On-line de Campo Grande MS

http://www.campogrande.ms.gov.br/