A Unidade Básica de Sáude (UBS) Dr Willian Macksoud, no Conjunto Residencial Estrela Do Sul, passará por processo de ampliação, unindo o prédio da unidade com a Políclinica Odontológica. Após a reforma, a unidade contará com mais três consultórios, sendo dois com banheiros com acessibilidade, uma sala de reunião e um abrigo de resíduos, além da revitalização dos sanitários existentes. O investimento é de aproximadamente R$271 mil, sendo contrapartida da Construtora MRV, responsável pela obra.

Na manhã desta quarta-feira (08) o prefeito Marquinhos Trad recebeu representantes da construtora em ato simbólico de assinatura do Termo de Cooperação para execução da obra, através de convênio com a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), de compensação ambiental.

Na ocasição, o prefeito assinou o termo de convênio e destacou a importância da união de esforços e de iniciativas como esta que trazem benefícios à população.

“Atitudes como a da MRV (Construtora) são extremamente importantes porque só o Poder Público muitas vezes não dá conta  de fazer tudo sozinho. Portanto toda parceria é válida, principalmente em um momento tão conturbado como estamos vivendo”, complementa.

Segundo o gestor de obras da MRV, Roberto Galvão, está é a terceira obra de unidade de saúde no município de Campo Grande que conta com contrapartida da construtora. A USF Dom Antônio Barbosa foi construída com recursos da empresa e a UBSF Moreninhas está sendo ampliada através da parceria.

“Para nós da MRV é uma satisfação muito grande contribuir porque sabemos que direta e indiretamente nós estamos auxiliando na melhoria da qualidade de vida da população. Ter acesso à saúde é fundamental e essa parceria com o município de Campo Grande tem dado bons frutos e certamente deve se extender por mais tempo”, comentou.

A UBS Estrela do Sul atende a população dos bairros da área de abrangência: Estrela do Sul, Otávio Pécora, Gaburas, Costa Verde, Atlântico Sul, parte do Jd. Imperial, parte do Eldorado, Talismã, Morada Verde, Morada do Sossego, Portelinha do Segredo, Recanto Pantaneiro, Isabel Gardens, Guanabara, Nova Olinda, Jd. das Cerejeiras, Campo Novo, Campo Belo, Jd. Presidente, Nascente do Segredo Loteamento Treviso.

O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, destaca que com a ampliação será possível ampliar o número de equipes o que, consequentemente, irá proporcionar uma melhora na qualidade da assistência prestada à população.

“Com a nova estrutura nós poderemos ter seis equipes de saúde da família o que certamente irá refletir no atendimentom, inclusive com a ampliação na oferta das agendas de odontológicas. A ampliação irá proporcionar melhor ambiência aos serviços, tanto aos usuários quanto aos servidores, além de reorganizar o território; redefinir o fluxo de pacientes e atender as reivindicações de movimentos populares da região”, complementa.

Atualmente a unidade é composta por quatro equipes, do tipo estratégia de Saúde da Família e 01 Equipe de Saúde Bucal. Essas equipes são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 23 mil pessoas, sendo em média 7.900 famílias.

A estrutura física atual dispõe de: recepção, sala de vacinação, serviço social, copa, almoxarifado, farmácia, sala de pré e pós consulta, sala de procedimentos, sala de inalação, consultórios, sala de curativo, central de material e esterilização, consultório odontológico, sanitários.

Atendimentos

São oferecidos os serviços de atendimento a demanda espontânea, pré-natal, puericultura, consultas médicas, consultas de enfermagem, atendimento odontológico, vacinação, visita domiciliar por agente comunitário, exames preventivos, teste do pezinho, curativos, dispensação e administração de medicamentos, atendimento com assistente social, agendamento de consultas e exames, controle de glicemia para pacientes diabéticos, grupo de controle de hipertensos, atendimento aos programas ministeriais (saúde da criança e adolescente, saúde do idoso, saúde da mulher, tuberculose e hanseníase entre outros).