A Prefeitura de Campo Grande está realizando a entrega de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) a 42 entidades responsáveis pelo repasse de produtos às 68.575 pessoas. O programa desenvolvido por meio da SEDESC, em parceria com o Ministério da Cidadania (Secretaria Especial do Desenvolvimento Social) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) distribuirá 123 mil quilos de alimentos em 2021.

Entre as entidades está o Instituto Maná do Céu para os Povos, que atende 1.200 famílias no Jardim Cangurú (região do Anhanduizinho). Carla Rodrigues, presidente da instituição, reconhece a importância do projeto para manutenção das ações junto à comunidade assistida.

“O PAA é super importante para a instituição, porque ele faz o complemento dos kits alimentares que entregamos para as famílias. É realmente um grande socorro para as pessoas, porque os produtos entregues pela Prefeitura são de boa qualidade e chegam em perfeito estado”, declarou Carla.

Sobre o PAA

Para o PAA 2021, o Ministério da Cidadania disponibilizou R$ 650.000,00 como recurso para ser investido na aquisição de alimentos. Desse total, foram utilizados R$ 649.848,79 para aquisição de 123.784,88 kg de produtos constantes de uma lista apresentada aos produtores habilitados. Do dia 14 de junho, início da distribuição dos alimentos às entidades até o dia 30, o programa distribuiu 39.673,44 kg de produtos, correspondendo a R$ 111.564,27.

A liberação desse valor contribui com a manutenção destas famílias com a garantia de uma renda certa, ajudando as mesmas a permanecerem na atividade de produção de alimentos. Contribui também para estimular a qualificação dos sistemas de produção, com a orientação técnica nos processos que inicia no plantio e termina na comercialização.

Dos 99 produtores habilitados, 86 são de Campo Grande, sendo 85 produtores convencionais que entregarão quase 110 mil quilos de alimentos num total pouco acima de R$ 552 mil reais; e 1 produtor de orgânicos, que entregará durante o período de vigência do projeto 717 quilos de alimento para receber R$ 6.495,41. Os demais 14 são dos municípios de Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Terenos.