Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da pesquisa científica na educação básica, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar, na próxima quinta (28) e sexta-feira (29), a primeira edição da Feira das Ciências, Inovação e Tecnologia da Reme, que reunirá 84 trabalhos científicos da Educação Infantil até à Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A Feira busca promover a iniciação científica mediante a inserção dos alunos da educação básica da Rede Municipal e Ensino em projetos de pesquisa que promovam a integração social e a sustentabilidade ambiental e econômica. Todos os trabalhos foram submetidos a uma bancada formada por professores mestres e doutores de universidades da Capital e até de outros estados, obedecendo os critérios de elaboração exigidos em um trabalho científico.

O evento visa também estimular a cultura científica e o desdobramento de atividades que contribuam para o fomento das práticas sociais e o pleno desenvolvimento do indivíduo e sua qualificação para o trabalho terá a participação de 199 estudantes de escolas municipais que tiveram seus trabalhos pré-avaliados pela banca de professores universitários.

FEIRA-REME_2A intenção também é fomentar o uso da pesquisa científica como ferramenta motivadora do processo educacional, relacionando os processos de consolidação dos resultados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e despertar a curiosidade, a imaginação e a criatividade através da pesquisa científica e tecnológica.

Outro ponto importante da Feira é a valorização da inovação e, ainda, a criatividade dos estudantes e professores na busca por soluções de problemas presentes nas escolas ou comunidade, realizar a exposição dos diversos projetos científicos desenvolvidos nas escolas visando a integração social e a promoção do conhecimento científico. A iniciativa também proporciona o intercâmbio e a participação de alunos e professores e oferece formação continuada aos professores da Reme por atuar como orientadores e co-orientadores de projetos de Iniciação Científica.

A ação será realizada pela Superintendência de Gestão das Políticas Públicas Educacionais (Suped), em parceria com  instituições como a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Católica Dom Bosco, Universidade Uniderp/Anhaguera, Guarda Municipal, Agetran, Polícia Militar, Bombeiro Militar, SAMU, Secretaria de Turismo de Campo Grande –  Secretaria Municipal de Urbanização e Meio Ambiente – Semadur, Energisa, Águas Guariroba, dentre outros.

A ideia é que a Feira se consolide como um evento que  estimule o desenvolvimento de atividades de enriquecimento do currículo, motivando os alunos para a apresentação de projetos de iniciação científica representando a Reme em eventos nacionais e internacionais.