No meio do salão do Centro Comunitário do Residencial Jardim das Hortênsias, no Bairro Aero Rancho, um mapa com cerca de 2m²,com a imagem de satélite do espaço escolhido pela comunidade, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb), para sediar a praça. Uma dinâmica inédita para os moradores da região. Pela primeira vez, eles tiveram a oportunidade de montar a praça dos sonhos, com o auxílio de maquetes.

20190716_185103 (1)“Foi muito interessante poder participar e enxergar como ficará, antes mesmo de as obras começarem, como esse espaço, que hoje é motivo de transtorno”, avaliou animada a dona de casa Maria Nunes, que mora em frente ao terreno há 24 anos.

Localizado no quadrilátero das ruas Caládio, Gérbera, Prímula e Av. Arquiteto Vila Nova Artigas, o espaço foi o escolhido, dentre os 294 imóveis visitados.

A reunião, na noite desta terça-feira (16), foi a segunda realizada com a comunidade. O diretor de Planejamento Ambiental da Planurb, Rodrigo Giansante, explica que a iniciativa busca implantar a prática da gestão democrática, entregando à população a oportunidade de construir um espaço adequado à cada uma das 7 regiões que serão beneficiadas pelo Programa Praça no Bairro.

“Primeiro a comunidade define as prioridades. No caso do Jardim das Hortênsias, o item mais votado foi a Academia ao Ar Livre, sucedido pelo Parque Infantil, Pista de Caminhada e Quadra Poliesportiva. Nesta segunda etapa, eles tiveram a oportunidade de decidir onde querem que cada um dos itens fique disposto. Agora, trabalharemos o nosso orçamento dentro do que eles desejam”, explicou Rodrigo Giansante.

20190716_185044Programa

Com o objetivo de revitalizar o espaço público de recreação e lazer nas sete Regiões Urbanas de Campo Grande por meio da gestão democrática e participativa da comunidade.

As áreas que farão parte deste Programa foram indicadas pelos Conselhos Regionais de cada Região Urbana de Campo Grande e serão individualmente planejadas, ouvindo a comunidade local da respectiva praça, com pesquisas realizadas junto aos moradores do entorno e durante a reunião pública, onde a comunidade participará na elaboração da proposta de intervenção.

Além da participação dos integrantes dos conselhos regionais das regiões urbanas de Campo Grande e da comunidade local, o Programa Praça no Bairro acontece com a parceria da Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento (Sefin), com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e com a Fundação Municipal de Esporte (Funesp).