A Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão, realiza nesta quinta-feira (14) e no dia 20 de outubro, o curso de Formação Básica para Novos Servidores, com carga horária de 8 horas/aula.

Realizado pela Escola de Governo de Campo Grande “Luiz Alexandre de Oliveira”, sob a coordenação da Gerência de Capacitação Profissional, tem a finalidade de levar conhecimento ao servidor que está sendo inserido na administração pública municipal quanto aos valores éticos, e orientar quanto às competências das Secretarias, Autarquias, Instituto e assim como a conhecerem seus direitos e deveres enquanto servidores públicos municipais para melhor atendimento à população.

Segundo o secretário adjunto de Gestão, Igor Barreto Peixoto, com o curso o novo servidor adquire um maior engajamento com a realidade do serviço público local, otimizando o tempo e oferecendo um atendimento de maior qualidade. “Um fator que bastante contribui para isso é que os ministrantes são, via de regra, servidores efetivos com longa experiência no serviço público local que, além de abordarem temas como: Lei Orgânica do Município, Estágio Probatório, Ética Profissional, Direitos e Vantagens, também transmitem experiências práticas vividas as longo de vários anos”, ressaltou.

Entre os temas abordados nas aulas estão: Ética – conceitos e aplicação no dia a dia; CGM e os princípios éticos da gestão pública; Constituição e relevância histórica dos princípios éticos da gestão pública (art. 37 da Constituição Federal); Código de ética dos agentes públicos da PMCG-MS; Etiqueta no serviço Público; Estágio probatório; Direitos e vantagens na carreira pública municipal; Plano Municipal de Capacitação do Servidor Público Municipal.

Para o assistente administrativo da Sesau, Wesley Pereira, o curso é importante pois ele padroniza o atendimento e capacita os servidores em relação aos conceitos e finalidades de cada secretaria. “Eu vim fazer o curso de capacitação pois isso melhora o nosso serviço prestado a população”, disse.

Capacitação do Servidor Público

Desde 2017, a Prefeitura Municipal de Campo Grande realizou por meio da Secretaria Municipal de Gestão, 2.901 cursos, no atendimento a 44.645 servidores públicos municipais que participaram dos cursos promovidos pela Escola de Governo.