Acostumada a levantar cedo para praticar atividades esportivas, a funcionária pública Conceição Rosa teve um motivo especial para acordar nessa sexta-feira (10). Animada com a participação do Cras Vila Gaúcha na segunda edição dos Jogos de Verão, que aconteceu durante todo o dia de ontem no Centro de Convivência do Idoso “Jacques da Luz”, nas Moreninhas, a aposentada chegou antes das 8 horas ao local, acompanhada pelo grupo de amigos que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Amo fazer exercícios físicos, sinto um bem-estar muito grande e até minha concentração melhorou”, revelou Conceição que chegou disposta e participou de várias atividades.

Promovido pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o evento contou com a presença do prefeito Marquinhos Trad, da vice-prefeita Adriane Lopes, do secretário municipal de Assistência Social, José Mário Antunes e da superintendente da Proteção Social Básica da SAS, Inês Mongenout, além de profissionais de todas as unidades de Cras, Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso das sete regiões da Capital.

“Hoje reunimos mais de 400 atletas da terceira idade nesse evento que promoveu a integração e o bem-estar dos idosos. Fico muito feliz em ver a alegria de todos que participaram porque o importante é proporcionar essa união”, destacou o prefeito.

A vice-prefeita Adriane Lopes ressaltou que as atividades esportivas são oferecidas nas mais de 30 unidades da Proteção Básica da SAS. “Os jogos de hoje são um exemplo do que a população encontra em nossas unidades. Nos reinventamos na pandemia com atividades remotas, mas agora o pessoal voltou com mais vontade de participar e essas atividades vêm transformando a vida dessas pessoas da melhor idade”, pontuou.

O secretário José Mário Antunes falou sobre o empenho dos profissionais que garantiram a realização do evento. “É uma satisfação ver esse público participando das atividades. É a recompensa para nós que trabalhamos para oferecer um serviço de excelência”, disse.

Competições

O evento começou com um café da manhã coletivo reforçado para animar os atletas, que abriram os Jogos participando da caminhada de 750 metros. Na sequência houve jogos de mesa (dominó, dama, truco e bozó) e vôlei adaptado, além do arremesso de pelotas e bocha.

Depois do almoço, foi a vez do público conhecer o Mister e a Miss do evento. Os vencedores foram Osvaldo Florentino e Luzinar Vargas. A competição de Dança de Salão contou com a participação de mais de dez duplas e encerrou o evento. O CCI Vovó Ziza conquistou o primeiro lugar na classificação geral. Já o segundo lugar foi para o Cras Los Angeles e o troféu do terceiro lugar ficou com o CCI “Jacques da Luz”.

Vencedora de duas medalhas, a aposentada Eronildes Cabral, do Cras Estrela Dalva, estava radiante com a conquista do segundo lugar na competição de Miss e também na bocha. “Sempre participo de esportes, mas não esperava ser classificada como miss. Estou animada para participar de outros concursos agora”, comemorou.

Dançarino experiente de campeonatos, o aposentado Altino Lourenço de Paiva não conquistou troféu, garantiu que o importante é participar e ainda deu a dica para quem pensa em competir. “Tem que escolher uma parceira ágil, com bom ritmo”, ensinou.

“A primeira edição do evento foi um teste. Convidamos apenas as unidades da região e como o pessoal gostou muito, tivemos a ideia de ampliar para as demais unidades, promovendo essa integração que foi um sucesso”, disse o coordenador do CCI “Jacques da Luz” e idealizador dos Jogos de Verão da Melhor Idade, Fábio Luiz Barros Duarte.