Estudantes de 17 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) participam, a partir desta sexta-feira (29), da 7ª edição das Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, que vai contar como seletiva para formar a delegação de representará Mato Grosso do Sul na etapa nacional dos jogos.

O campeonato, que acontece durante o final de semana, será disputado na Capital, em dois locais: no Eco Hotel do Lago, no Jardim das Mansões e no Centro Olímpico Rui Jorge da Cunha, na Vila Nasser.

Participarão da disputa alunos entre 12 e 17 anos de idade com deficiência física, visual e intelectual da Rede Municipal de Ensino. Ao todo foram inscritos 145 paratletas de 58 escolas do estado.

Veterano em competições esportivas, o aluno Allan Diogo Gonçalves da Silva, 12 anos, da escola Antônio José Paniago, além do atletismo, também pratica futsal, xadrez e judô. “Sempre participo de campeonatos. Eu gosto porque me divirto muito”, revela.

Treinando há dois anos atletismo, a baixa visão nunca foi empecilho para sua dedicação, tanto que ele está confiante em conquistar pelo menos três medalhas no salto em distância e na corrida. Confiante também está a mãe de Allan, Ana Cristina Rubim.

Ela conta que incentiva o filho a praticar esportes como forma de preencher o tempo fora da escola com atividades que promovem a inclusão e socialização. “É muito bom porque ele não fica no computador e no celular o dia todo. A gente precisa cuidar para que as crianças tenham atividades saudáveis”, afirmou.

Já a aluna Emelly Aparecida de Azevedo Colman, 14 anos, estudante da escola Eduardo Olímpio Machado, diz que está ansiosa com a competição, mas espera ter um bom resultado apesar de treinar apenas há dois meses para o campeonato.

Incentivada pelo tio, Emely começou a praticar corrida há pouco mais de um ano, mas precisou interromper os treinos por um período. Descoberta pelo professor Daniel de Sena, ela retomou a atividade e tem se dedicado para evoluir no esporte. “Tenho algumas dificuldades, mas estou me esforçando. Espero conseguir alguma medalha”, ressaltou.

Apesar do receio em começar a praticar a modalidade, ela explica que a prática esportiva contribuiu para deixá-la mais tranquila. “Era muito ansiosa, agora estou melhorando”, afirmou.

A etapa nacional dos jogos das Paralimpíadas Escolares 2018 será realizada de 19 a 24 de novembro, em São Paulo e terá 11 modalidades em disputa, como atletismo, bocha, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, futebol de 5, basquete em cadeira de rodas e vôlei sentado.

Na edição do ano passado, o estado de Mato Grosso do Sul conquistou 70 medalhas, 34 ouros, 26 pratas e 10 bronzes, classificando em 4º lugar do ranking geral, com 292 pontos. Participaram do evento 96 estudantes atletas do Estado.

O evento nacional é promovido pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB e tem como objetivo ser uma referência mundial na gestão e desenvolvimento do esporte Paralímpico promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em todas as suas dimensões e Promover o esporte Paralímpico da iniciação ao alto rendimento, e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade.