Com entrega do Sírio Libanês, Prefeitura realiza sonho da moradia de 256 famílias de Campo Grande

Foto: Glenda Gabi

Campo Grande, 24/09/2021 às 12:04

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad entregou nesta sexta-feira (24), as chaves dos apartamentos dos residenciais Sírio Libanês I, II e III, na região do Santo Amaro. Foram contempladas 256 famílias que, a partir de agora terão o sonho da casa próprio realizado. A solenidade contou com a presença da vice prefeita Adriane Lopes e do ministro de Desenvolvimento Regional Rogério Simonetti Marinho.

O empreendimento vai impactar positivamente na vida de mais de 1.000 cidadãos da Capital. O residencial possui toda a infraestrutura interna e externa adequadas ao recebimento dos novos moradores.

Para o prefeito, retirar mais 256 famílias do aluguel demonstra o esforço positivo do Município em oferecer a moradia digna e reduzir o déficit habitacional no município. “São pelo menos mil pessoas que passarão a integrar esses residenciais. Estamos conseguindo reduzir o déficit das famílias que esperam uma casa própria. Esses apartamentos vão garantir moradia digna a essas pessoas e é esse o nosso objetivo aqui hoje”. Marquinhos destacou que as pessoas contempladas participaram do sorteio público, resultado de lei aprovada de autoria do próprio Executivo Municipal, durante o primeiro mandato da atual gestão.

A aposentada Adélia Campos foi uma das contempladas com as unidades do Residencial Sírio Libanês. Elas conta que o apartamento chegou na melhor hora. “Estamos todos passando por momentos delicados no setor financeiro. Tudo está mais caro, a renda que a gente tinha não dá mais para cobrir as despesas e o aluguel estava onerando muito minhas finanças. Esse apartamento chegou na melhor hora. Agradeço muito a Deus e depois ao prefeito Marquinhos pelo presente”.

Já o filho de outro futuro morador do residencial contemplado com uma das unidades, Alexandre Espinosa Júnior disse que chegaram no local da entrega das chaves às 7 horas, apesar da solenidade começar às 10 horas, por causa da ansiedade do pai. “Ele não dormiu de tanta ansiedade. Me fez trazê-lo horas antes do evento. Ele sempre viveu de aluguel e espera por quase uma vida por esse momento de ter uma casa própria. Ele disse que só com as chaves em mãos acreditou que era real. Esse momento é sem dúvida de muita alegria para todos nós”, comemora o diretor de arte.

Durante seu discurso, o ministro do Desenvolvimento Regional comentou sobre a postura do prefeito Marquinhos que, segundo Simonetti, foi recebido pelo público presente com um carinho diferente do que geralmente ocorre em eventos desta modalidade.

“Eu vi aqui hoje algo diferente quando o prefeito Marquinhos chegou ao local do evento e foi cumprimentar um a um dos presentes. Observei a maneira carinhosa e respeitosa como ele foi tratado pelas famílias que aqui vieram receber as chaves das unidades. Isso deixa claro o olhar e o diferencial do prefeito que se coloca como servidor do povo e que não esqueceu do seu propósito quando assumiu seu mandato. Continue assim prefeito, porque o povo gosta e sabe quando tem um administrador que tem a sensibilidade de entender suas necessidades e dificuldades e, assim, traduzi-las no dia a dia por meio do trabalho da administração pública. Foi o que vi aqui hoje em Campo Grande”, disse o representante do Governo Federal.

Plantão

Na próxima segunda-feira (27) haverá um plantão no residencial Sírio Libanês I para atendimento às famílias contempladas. As concessionárias de água e energia (Águas Guariroba e Energisa) estarão presentes para atender às solicitações de ligação dos serviços essenciais.

Para a diretora-presidente Maria Helena Bughi, este é mais um compromisso firmado e cumprido pelo Executivo Municipal. “Mesmo com algumas questões burocráticas e de documentação referentes ao residencial, conseguimos resolver em tempo hábil para contemplar essas famílias. O nosso trabalho, em conjunto com o governo do Estado (por meio da Agehab),Ministério do Desenvolvimento Regional e da Caixa Econômica, estiveram alinhados para possibilitar a realização de um sonho para essas centenas de famílias”, complementou.

Sírio Libanês I, II e III – O residencial foi construído com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial) do governo federal, com contrapartidas do governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande, que realizou a doação do terreno e concedeu as isenções fiscais. O valor total de investimentos é da ordem de mais de 25 milhões de reais.