A seleção para residência médica em medicina da família e comunidade e para psiquiatria, que acontece na manhã desse domingo (08), reuniu candidatos de diversas partes do país. As bolsas ultrapassam os R$11,8 mil. 

A partir da 7h15, os candidatos que prestariam a prova para residência médica da Sesau, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já puderam entrar em suas salas, no Centro de Especialidades Médicas (Cemed) da Uniderp para se concentrar nas questões. Eles tiveram uma hora para encontrarem suas salas com calma e se prepararem para as provas, que começaram às 8h30. 

Ao todo, se inscreveram 197 médicos, sendo que 50 deles concorriam às duas vagas de psiquiatria, que terá duração de dois anos, e outros 147 às trinta vagas de saúde da família e comunidade, com duração de três anos. 

Bruna Chagas, de 29 anos, de Minas Gerais, veio `Campo Grande para realizar a prova e comenta que se encantou com a cidade. “Eu me vi aqui, e como lá em Minas a saúde da família é meio de que deixada de lado, usada mais como uma área provisória antes de conseguir passar na residência que quer, eu fiquei muito feliz de ver essa valorização da área que eu gosto aqui”, comenta. 

A coordenadora pedagógica do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família da Fiocruz-MS ressalta a importância da seleção, já que essa será a quarta turma ofertada pela Secretaria Municipal de Saúde, mas a primeira vez com tantas vagas. “Nós estamos formando profissionais para a atenção primária. Nas outras turmas eram sempre seis vagas ofertadas, e nunca preenchia todas, como esse valor de bolsa se tornou atrativo, esperamos conseguir preencher todas as vagas”, conclui. 

A avaliação 

A prova tem duração de quatro horas e conta com 50 questões nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia-obstetrícia e medicina preventiva e social. Os concorrentes terão quatro horas para responder o questionário e o gabarito preliminar estará disponível no dia seguinte. 

Em uma segunda etapa, entre os dias 18 e 19 de dezembro, será feita entrevista e análise curricular dos candidatos que obtiveram nota padronizada maior ou igual a 50 pontos. A publicação do resultado final será feita até o dia 10 de dezembro. 

Os candidatos que forem aprovados terão do dia 06 ao dia 07 de janeiro de 2020 para efetuarem a matrícula. Caso algum dos aprovados não compareçam ao local estipulado para concluir o processo, será feita uma segunda chamada, convocando os suplentes.