Ainda nesta semana, serão iniciadas as obras de drenagem e pavimentação no Bairro Santa Luzia, que faz parte da etapa A do Complexo Vila Nasser. Serão investidos  R$ 14.784.062,82 para asfaltar 21 ruas, somando uma extensão de 9 km e o recapeamento das ruas Dr. Miguel Vieira Ferreira, São Ramão e Santa Rosa.

A Equipe Engenharia, que venceu a licitação para executar o projeto, iniciou a montagem do canteiro de empresas para então deslocar máquinas, em seguida, vai fazer a sondagem  onde a drenagem já foi implantada e concluir a instalação do restante da tubulação.

Em três semanas, deve ser concluída a implantação de 18 quilômetros da rede de esgoto e o rebaixamento da rede de água onde for preciso,  intervenções de responsabilidade da  Águas Guariroba. Na última sexta-feira, a frente  de serviço estava na rua Santa Isabel, sob o olhar atento do aposentado Luiz Ramos, 55 anos,  que mora no bairro desde 1980. “Com o asfalto, haverá valorização dos imóveis. Não vamos sofrer mais com a poeira e o barro”, destaca.

São 40 anos de espera pela melhoria e muitos moradores estão ansiosos pela chegada das máquinas, para então terem certeza  de que desta vez a obra vai ser concluída. “Estou na torcida, mas sou igual Santo Thomé. Quero ver para crer”, comenta dona Sonia de Souza, residente na Rua Santo André, onde em 2017 foi implantada rede de água e esgoto. A obra parou porque a empreiteira vencedora da primeira licitação pediu rescisão de contrato.

O projeto

Além de 9 quilômetros de pavimentação, esta região da Vila Santa Luzia receberá mais 655 metros de drenagem  (já foram implantados 3.262 quilômetros) e um piscinão para reter as águas pluviais. O piscinão  será construído  na Rua Santa Isabel, em uma área de 5 mil metros quadrados, com capacidade para reter 6 mil metros cúbicos de águas pluviais (6 milhões de litros). A bacia de retenção vai segurar a enxurrada que desce da parte alta do Santa Luzia e Vila Nasser. Deste ponto, escoará pela rede existente até a Avenida Miguel Vieira e desembocará no Córrego Imbirussu.

Ruas  que serão pavimentadas

São Benedito, São Carlos, São Gregório, Adolfo Barbosa, Flávio Pedra, Santa Ana, Santa Barbara/Marcilio Cardoso, Santa Cristina, Santa Efigênia, Santa Emilia, Santa Gertrudes, Santa Isabel, Santa Madalena, Santa Marta, Santa Mônica, Santo Agostinho, Santo Anastácio, Santo André, Santo Onofre e Rua São Manoel.

Ruas que serão recapeadas

Rua Santa Rosa; São Ramão e Rua Drº. Miguel Vieira Ferreira