A primeira etapa de entrega dos kits de merenda para as famílias dos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, em 2021, ainda está em andamento e, mesmo durante o período de isolamento físico e de aulas remotas, iniciadas no dia 8 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) manterá o trabalho de distribuição dos kits, realizado em parceria com as unidades escolares.

As aulas a distância e a distribuição dos kits de merenda foram retomadas na segunda-feira (29), depois de uma semana de suspensão das atividades, dos dias 22 a 26 de março, por conta do Decreto n. 14.683, de 19 de março de 2021. Porém as outras atividades presenciais continuam suspensas, para evitar a disseminação da Covid-19, obedecendo à Resolução Seges n. 192, de 26 de março de 2021, que dispõe sobre a suspensão temporária do trabalho presencial na Prefeitura Municipal de Campo Grande.

A distribuição dos kits de merenda teve início na primeira semana de março e, até agora, já foram entregues, aproximadamente, 13 mil kits, dos mais de 33 mil previstos, destinados aos alunos da REME que se encontram em situação de vulnerabilidade social, cujas famílias estão inscritas no programa Bolsa Família, do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação/FNDE. Para atender aos critérios de biossegurança, os responsáveis devem aguardar o contato da unidade escolar e só se dirigirem ao local de retirada quando forem marcados o dia e horário, para evitar aglomeração e disseminação do novo coronavírus.

Cada kit é composto por 5 quilos de arroz, 1 quilo de feijão, 500 gramas de macarrão, 1 quilo de leite em pó, 400 gramas de biscoito e 340 gramas de extrato de tomate. Alunos com alergia a glúten e intolerância à lactose também foram atendidos nessas especificidades, uma vez que, de acordo com a necessidade, o kit ainda tem biscoito sem glúten, biscoito sequilho, leite de soja, leite com fórmula hidrolisada e leite sem lactose.

No ano passado, a Prefeitura entregou mais de 110 mil kits de merenda, em quatro etapas de distribuição. A primeira teve início no dia 23 de março, apenas cinco dias depois do início da suspensão das aulas presenciais da REME. Com esta ação, a primeira realizada em 2021, serão quase 150 mil kits de merenda distribuídos em um ano.

AULAS

O Decreto municipal n. 14.613, publicado no Diogrande do dia 4 de fevereiro, prorrogou o prazo de suspensão das aulas presenciais em todas as unidades da REME até o dia 1º de julho de 2021. Até lá, o atendimento remoto é feito aos estudantes com utilização de plataformas tecnológicas, internet, televisão, rádio e os cadernos de atividades impressos.

As aulas vão continuar disponíveis, por meio da TV Reme (canal 4.2 da TVE e Youtube), Rádio Reme (aplicativo) e outros meios utilizados pelos professores e pelas unidades escolares (aplicativos de conversa com vídeos e áudios), conforme a necessidade de adaptação de cada turma. Caso o aluno não tenha acesso à internet, será disponibilizado o caderno-base da Reme, com subsídios iniciais básicos, a partir dos conteúdos desenvolvidos em cada ano, de forma contínua ou complementar ao ano letivo de 2020.