Alunos novos ou que perderam os prazos de pré-matrícula para estudar na Rede Municipal de Ensino (Reme) já podem procurar a Central de Matrículas, na Secretaria de Educação (Semed), para conseguir uma vaga em uma das 94 escolas municipais.

Para evitar tumulto e oferecer mais conforto aos pais, a equipe da Semed está atendendo o público no Centro de Formação (Cefor), também localizado na Semed. Foram disponibilizadas seis salas e 30 profissionais para a realização de cadastros. Ao todo, 60 funcionários estão atuando no processo, desde a organização de filas até a consulta de vagas para os pais.

SONY DSC
Atendimento começou às 6 horas da manhã, com a distribuição de mais de 500 senhas.

O atendimento começou às 6 horas, já com a distribuição de pelo menos 560 senhas. A expectativa é atender, até o final do dia, pelo menos duas mil pessoas. Ao entrar no Cefor, o pai retira uma senha e aguarda no auditório para ser chamado em uma das salas de atendimento.

Os alunos que já estudam na Reme e ainda não efetivaram a matrícula precisam procurar a secretaria da escola onde irão estudar para realizar a efetivação.

Segundo a chefe da Divisão da Central de Matrículas, Adriana Cedrão, mesmo faltando pelo menos cinco mil alunos para efetivar a matrícula, a equipe da Central decidiu iniciar a designação de vagas para os alunos novos para evitar tumultos e garantir que todos os interessados consigam vagas.  “Os dois processos estão ocorrendo simultaneamente. Conforme ocorrem as efetivações, as informações já caem no sistema e podemos consultar as escolas onde ainda há vagas”, explica.

Adriana Cedrão também ressalta que, mesmo quem não conseguir vaga próximo de casa é importante realizar a matrícula. “Após o início das aulas podemos verificar o sistema e ver se é possível fazer uma transferência. O importante é garantir a vaga”, diz. Ela explica que a Central continua atendendo os pais para transferências e auxiliando em todo tipo de dúvida.

Expectativa é atender, até o final do dia, pelo menos duas mil pessoas.

Quanto às vagas para os Ceinfs (Centros de Educação Infantil), no momento é possível apenas atualizar ou inserir crianças novas no cadastro. É necessário que os pais aguardem contato telefônico da equipe de matrículas.

O que preciso para fazer a matrícula?

Para realizar o cadastro de pré-matrícula na Semed, é preciso levar apenas a certidão de nascimento da criança e comprovante de residência. Aos sair da Central, o pai deve se dirigir até a escola escolhida para efetivar a matrícula, munido de original e cópia de todos os documentos.

Documentos necessários para levar na escola

• Cartão do SUS,
  • Comprovante de RG do pai e da mãe,
  • Comprovante de residência,
  • Certidão de nascimento da criança.

Serviço:

O atendimento especial para cadastro na Central de Matrículas acontece até o dia 10 de fevereiro. A Central está localizada na Semed, que fica na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida. Também é possível ligar no 0800 615 1515 para esclarecimento de dúvidas.