O Castramóvel, centro cirúrgico itinerante do CCZ, estará na manhã desta quarta-feira (25) em frente à Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) para a castração de animais que foram apreendidos depois de terem sido vítimas de maus-tratos. 

Está será uma segunda edição da ação de castração destes animais; a primeira aconteceu no mês passado. Desta vez, serão esterilizados mais 22 animais que estão sob proteção de ONGs de Campo Grande. 

“Estamos garantindo, assim, que estes animais, possam ter condições de vida muito superiores àquelas que eles conheciam antes de serem retirados de seus antigos tutores”, explica a veterinária e coordenadora de centro de controle de zoonozes, Juliana Resende. 

Ainda conforme ela, o manejo populacional de forma consciente é uma das principais ferramentas para uma melhor qualidade de vida destes animais, uma vez que, assim, eles não correrão riscos de contrair infecções sexualmente transmissíveis e as chances de desenvolver uma doença grave, principalmente entre as fêmeas, também é reduzido. 

O Castramóvel circula pelos bairros em que há uma população mais economicamente vulnerável durante os finais de semana para ampliar o controle de populacional dos animais e pomover a saúde pública.