O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da criação de uma Política Pública Municipal em Vigilância em Saúde. (Foto: Marlon Ganassin).
O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da criação de uma Política Pública Municipal em Vigilância em Saúde. (Foto: Marlon Ganassin).

Fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Municipal de Vigilância em Saúde. Esse é o objetivo da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde de Campo Grande, que teve inicio nesta quinta-feira (08) e segue até amanhã (09). O evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) tem extensa programação, com palestras de especialistas e debates sobre o tema entre os participantes.

A abertura aconteceu durante a manhã com a presença do prefeito Marquinhos Trad, que destacou a importância de se planejar ações, principalmente na área da saúde, que surtirão efeito positivos para a população a médio e longo prazo garantindo assim uma saúde pública de qualidade.

“É preciso estar sempre vigilante. Como o próprio nome sugere, a vigilância em saúde é fundamental para que nós possamos fortalecer a nossa política pública de saúde. Importante ressaltar também a importância do pioneirismo desta iniciativa. Temos aqui a primeira conferência nestes moldes da Capital e também do Estado. Isso com certeza será de suma importância na construção de uma Política Municipal de Vigilância em Saúde”, ponderou.

O secretário de Saúde Marcelo Vilela ressaltou que a Vigilância em Saúde abrange várias áreas e abriga os processos de trabalho das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental e do trabalhador, além dos laboratórios de saúde pública.

“O fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde são fundamentais para que nós possamos ter uma saúde pública de qualidade. Muitas vezes nós só pensamos nas ações assistenciais e imediatas e esquecemos da promoção e prevenção”, diz.

É o que  reforça  a servidora Mari Lacerda Silveira Carvalho, coordenadora da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde. “Mais de 80% dos recursos destinados ao SUS são investidos em hospitais e na assistência. Por isso é preciso ter um olhar para a prevenção e promoção de saúde. A participação de todos, seja gestor, servidor ou usuário também é de fundamental importância neste processo”, complementa.

O coordenador da Mesa Diretora e presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sebastião Júnior, destaca que a iniciativa é um momento histórico para a Vigilância em Saúde de Campo Grande.

“É extremamente importante fortalecermos a nossa vigilância e de fato fazer uma conferência deliberativa. Esse momento histórico para avançar neste sentido. Estes dois dias serão fundamentais para construirmos a Política Municipal de Vigilância em Saúde que nós queremos, disse.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SESAU, Eliana Dala Nora a vigilância, destaca que é necessário debater o tema de forma mais clara e sistemática, a fim de fomentar as discussões sobre  prevenção e não somente o assistencialismo.

“Se trabalhássemos a prevenção talvez não tivesse com nossas unidades de saúde quase totas lotadas . Por isso a importância do nosso evento para discutir diretamente com os usuários e os temas que abordam e tratam diretamente deste contexto no SUS”, diz.

A conferência tem como  tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” e é aberta para a participação de usuários, trabalhadores, gestores, representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública.

Programação

Dia 08 de junho

7h30 – credenciamento

8h – Abertura oficial, composição de mesa

8h30 – Leitura e aprovação do regulamento

9h – Invervalo Coffee Break

9h15 – Palestra “Fortalecimento dos Programas e Ações de Vigilância em Saúde” – Profª Doutora Gracia Maria de Miranda Gondin.

10h15 – Palestra: “Vigilância de Violências e Acidentes” – Psicopedagoga, Maria Sueli Mendes Nogueira.

10h45 – Palestra: “Estratégias de Prevenção dos Fatores de Riscos para as Doenças Crônicas” – Enfermeira Maria da Conceição de Barros Vieira Ramos

11h15 – Almoço

13h30 às 16h30 – Trabalhos de grupos – elaboração de propostas.

Dia 09 de junho

08h Palestra “A importância da Vigilância em Saúde na qualificação do cuidado” – Drª Beatriz Figueiredo Dobashi.

09h –Intervalo Coffee Break.

09h15 – Plenária: leitura e aprovação das propostas.

10h15 Eleição de delegados.

11h15 – Encerramento.